No artigo de hoje, você vai entender um jeito fácil de tirar passaporte pela internet junto ao site da Polícia Federal. Além do passo a passo, confira todas as informações relevantes de valores e documentos para a 1ª via.
Se você sonha em viajar para países que não fazem parte do Grupo do Mercosul como Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil, tirar o passaporte é indispensável para cruzar a fronteira.
Com um cenário atual pós-pandemia por Covid-19, outros documentos podem ser solicitados nas viagens internacionais, como por exemplo comprovante de vacinação e/ou exame atual de PCR negativo.
Como tirar passaporte – Confira todas as etapas para tirar o seu
Uma das facilidades de como tirar passaporte é que o processo inicial pode ser feito online, pelo site da Polícia Federal. Confira o passo a passo prático para você tirar seu passaporte de um jeito bem fácil.
Separe os documentos para tirar o seu passaporte
O primeiro passo de como tirar passaporte é ser brasileiro, estar quite com o serviço militar, serviço eleitoral e não estar impedido de sair do Brasil pela justiça. Depois é só separar todos os documentos abaixo.
- CPF
- RG (documento de identidade atualizado)
- Certidão de casamento (se mudou o sobrenome)
- Passaporte antigo (se houver)
- Certificado de naturalização (caso seja naturalizado brasileiro)
- Certidão de nascimento para menores de idade
- Formulário de autorização dos pais para menores de idade.
Se você é indígena, terá que ter em mãos a Carteira de identidade indígena ou declaração Funai.
Preencha o formulário no site da PF
Após reunir todos os documentos, preencha o formulário para solicitação do novo passaporte no site da Polícia Federal, clique aqui.
Insira todos os seus dados pessoais corretamente para evitar qualquer transtorno no atendimento presencial.
Envie seus dados e aguarde um e-mail com o protocolo de solicitação de novo passaporte. Guarde bem esse número, ok!
Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU)
Neste mesmo e-mail com protocolo da solicitação do passaporte, você terá acesso à Guia de Recolhimento da União (GRU). Essa é uma taxa obrigatória, referente a emissão do novo passaporte.
Faça o pagamento de R$ 257,25 (2022) da GRU até a data informada, no próximo dia útil, você terá acesso para fazer o agendamento presencial.
Agende seu atendimento presencial na PF
O agendamento eletrônico para tirar o passaporte é feito no site da Polícia Federal, na página de agendamento.
Nesta página será preciso inserir o CPF, data de nascimento e número de protocolo enviado pelo e-mail cadastrado. Escolha o posto de atendimento da PF mais próximo, veja o horário disponível e realize o agendamento.
Atendimento presencial para passaporte
No atendimento presencial leve os documentos originais com foto. É neste atendimento que serão coletadas suas digitais e a foto para seu passaporte.
Saiba que o passaporte tem validade de dez (10) anos, precisando emitir um novo após a data. Por isso, se você está tirando o passaporte pela segunda vez ou mais, precisa levar o documento antigo para cancelar.
Viu como tirar passaporte pode ser bem simples? Basta seguir corretamente todos os passos e depois de impresso, verificar se os seus dados estão corretos.