A Nota Fiscal Paulista é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo Estadual visando acabar com a sonegação e elevar a arrecadação dos cofres públicos. A cada comercialização feita, o cliente recebe de volta parte do imposto vinculado aos produtos. Sendo assim, ele pode ter isso em dinheiro ou como uma redução no valor do IPVA.
Caso você não saiba, dá para consultar os créditos na Nota Fiscal Paulista para ver como estão os seus rendimentos. Basicamente, o procedimento é bastante simples e pode ser efetuado em poucos passos. Rapidamente, você consegue averiguar toda a movimentação do seu cadastro e o quanto ainda tem para receber.
Passo a passo para consultar créditos com Nota Fiscal Paulista
Passo 1
Entre no site oficial da Nota Fiscal Paulista, clicando aqui.
Passo 2
Na área situada na parte esquerda da página, basta clicar em “Acesso ao Sistema”.
Passo 3
Em seguida, escolha a alternativa “Consumidor” e coloque as suas informações de acesso e a senha.
Passo 4
Na tela principal da sua ficha, é preciso encontrar o item “Consultar” e apertar nos “Documentos Fiscais”.
Passo 5
Escolha o semestre do seu interesse e apertar em Consultar.
Passo 6
Na próxima tela, você encontrará dois dados. O primeiro se trata de uma tabela com os créditos que foram registrados, mas ainda não estão disponíveis. Esse ponto mostra a quantia que você pode receber quando o próximo lote sair. E o segundo dado é uma lista completa dos registros. Portanto, essa tabela revela os valores de seu interesse e vários outros dados:
- CNPJ emitente
- Nome do empreendimento
- Número registrado na Nota Paulista
- Data de emissão da nota fiscal
- Quantia da Nota Fiscal
- Data do registro na Nota Fiscal Paulista
- Valor do crédito gerado
- Condição do seu crédito
Passo 7
Se você, por acaso, não se recorda de alguma compra que realizou e deseja averiguar isso na nota, é só clicar no número registrado em vermelho.
Créditos zerados na Nota Fiscal Paulista
Provavelmente, você já se deparou com alguns créditos zerados. Isso se sucede porque nem todas as mercadorias podem resultar créditos para o programa. Os pontos de abastecimentos são um dos desses casos, só que há muitas situações em que você também não terá esse retorno. Tais como:
- Aquisição de bebidas alcoólicas;
- Conta de energia elétrica;
- Conta de internet e telefone;
- Compra de medicamentos, perfumes e itens de higiene pessoal.
Vale salientar que alguns créditos recentes não são mostrados de modo automático no sistema. Isso se deve ao tempo de até 120 dias para que esses valores sejam devidamente calculados. Caso a empresa registre a nota fiscal com velocidade, é provável que essa quantia esteja disponível com antecedência. No entanto, o prazo em média para visualizar os créditos gira em torno de quatro meses.
Se você não visualiza o preço de nenhum dos créditos, significa que seu cadastro está no Modo Restrito. Assim, a ficha segue nesse formato até que se faça o primeiro registro de créditos para a sua conta. Depois de fechar a operação, o cadastro referente à Nota Fiscal Paulista passa a ter todas as operações liberadas.