O IPVA 2025 está quase aí, e é muito importante que os motoristas e donos de veículos já comecem a se organizar para manter os pagamentos em dia.
Neste texto, reunimos todas as informações que você precisa saber sobre esse assunto, para facilitar o processo de pagamento. Não deixe de conferir!
Como consultar o valor do IPVA 2025?
Para fazer a consulta do valor do IPVA 2025 é muito simples, e você pode ter acesso a informações diretamente pelo seu celular ou computador. Basicamente, é preciso seguir o passo a passo abaixo:
- Primeiramente, você deve acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda e Planejamento do seu estado, para que possa verificar as informações de valores;
- Após fazer o acesso, procure pela aba destinada ao IPVA, dentro do site;
- Em seguida, procure por “consulta de débitos” e clique nessa opção;
- Você terá que preencher com informações sobre o veículo para poder consultar o valor do seu carro;
- Após esse preenchimento, você já terá acesso às informações e poderá fazer o pagamento em seguida, se achar conveniente.
Lembrando que o valor pode variar de acordo com as características do seu veículo, bem como com relação à idade dele. Por isso, pode ser que você se depare com um valor diferente do de outra pessoa que tem carro na sua família, por exemplo.
Sendo assim, a consulta antecipada do IPVA 2025 é um passo importante para organizar as finanças e garantir que tudo esteja dentro dos conformes.
Na lista abaixo, você encontra o link para todos os sites do Detran do Brasil. Encontre o site do seu estado para poder fazer a consulta de acordo com o passo a passo que apresentamos logo acima:
- Detran DF
- Detran GO
- Detran MS
- Detran MT
- Detran AL
- Detran BA
- Detran CE
- Detran MA
- Detran PB
- Detran PE
- Detran PI
- Detran RN
- Detran SE
- Detran AC
- Detran AM
- Detran AP
- Detran PA
- Detran RO
- Detran RR
- Detran TO
- Detran ES
- Detran MG
- Detran RJ
- Detran SP
- Detran PR
- Detran RS
- Detran SC
Quais as datas para pagamento do IPVA?
As datas de pagamento do IPVA são divididas de duas formas:
- No pagamento único com desconto, que normalmente é feito no começo do ano. Entretanto, cada estado pode ter a sua organização de pagamentos e isso deve ser consultado previamente;
- No pagamento parcelado, que começa de acordo com o final da placa do veículo. Essas informações podem ser consultadas no Detran ou por meio de um despachante, que pode te auxiliar no processo.
O pagamento feito em cota única pode ser mais vantajoso em alguns casos, uma vez que apresenta descontos para os motoristas.
Como pagar o IPVA?
No momento em que você gera a sua Guia para Regularização de Débitos (GRD) no site do Detran do seu estado, você já pode escolher a forma de pagamento.
Esse pagamento pode ser feito em casas lotéricas ou mesmo via internet banking, ou seja, pela internet. Basta você usar o boleto gerado para fazer o pagamento facilmente.