O Celular Seguro é um serviço do Governo Federal que chegou para oferecer uma proteção a mais para os brasileiros no que diz respeito ao roubo e furto de celulares no país.
A iniciativa busca inibir que criminosos roubem smartphones, uma vez que avisos específicos serão gerados no momento do roubo, possibilitando que o cidadão bloqueie seu número de telefone, acesso a contas bancárias, entre outras possibilidades. Para saber mais, acompanhe nosso conteúdo de hoje!
O que é o Celular Seguro?
De maneira geral, o serviço Celular Seguro tem como propósito inibir roubos e furtos de smartphones em todo o país. Para isso, é necessário que os brasileiros baixem o aplicativo, ou então acessem diretamente o site do serviço para se cadastrar, registrar ocorrência de roubos e outras informações.
O propósito é permitir que os donos de celulares roubados registrem ocorrências para que, imediatamente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública avise as instituições parceiras, como bancos, por exemplo. Para isso, é preciso seguir alguns passos. Continue lendo.
Como baixar e usar o app?
Você pode baixar o aplicativo Celular Seguro diretamente no seu aparelho, seja ele Android ou iPhone (iOS). Porém, caso prefira acessar o serviço pelo navegador do Google Chrome ou também por meio do Microsoft Edge, também é possível e pode até ser um pouco mais ágil na hora de registrar uma ocorrência. Neste caso, é preciso acessar este link.
Depois de baixar e instalar o aplicativo, ou acessar o site que descrevemos acima, será possível fazer o cadastro dos telefones, bem como o registro das possíveis ocorrências de roubo e furto, a fim de bloquear o número e serviços cadastrados no celular. Lembrando, apenas, que esse tipo de registro não substitui o Boletim de Ocorrência que deve ser feito, ok?
Veja agora como você pode usar esse serviço pelo navegador:
1. Registrar um celular
- Acesse o site oficial;
- Faça login com o seu Gov.br;
- Clique em “registrar telefone”;
- Selecione a opção “Cadastrar Telefone”;
- Insira todos os dados do seu aparelho de celular, como por exemplo, modelo, número, operadora e marca. Depois, clique em “Cadastrar”.
2. Cadastrar um contato
- Ainda no seu login Gov.br, clique na opção descrita como “Pessoas de confiança”;
- Feito isso, você deverá selecionar a opção “Cadastrar Contato”;
- Insira todos os dados da pessoa de sua confiança, como CPF e e-mail, por exemplo;
- Finalize clicando no botão “Cadastrar”.
3. Notificação de perda, furto ou roubo:
- Assim que a situação acontecer, entre no site e com o seu login Gov.br clique em “Registrar Ocorrência”;
- Selecione a opção “Meus Telefones”, para poder registra algum acontecimento relacionado ao seu aparelho, ou então clique em “Telefones de confiança”, caso queira fazer algum registro para alguma pessoa que te cadastrou como de confiança;
- Clique no botão “Alerta”;
- Preencha todas as informações sobre o que aconteceu, escrevendo data, hora, tipo de acontecimento, estado e cidade”;
- Finalize emitindo a notificação.
A partir disso, todas as instituições vinculadas ao serviço receberão um alerta de roubo, furto ou perda do aparelho celular em questão.
E como usar no celular?
Depois de baixar o aplicativo, você deverá seguir praticamente os mesmos passos. Basta procurar cada um dos campos que citamos acima para seguir com o registro que você deseja fazer, de uma forma prática e simples. Agora você já pode usar o serviço do Celular Seguro com eficiência!