Pensando em abrir um MEI em 2024, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Neste texto, vamos te apresentar o passo a passo do que você pode fazer para iniciar essa nova jornada em sua vida profissional. Acompanhe e confira todas as dicas!
Passo a passo de como abrir um MEI em 2024
O passo a passo de como abrir um MEI em 2024 pode parecer difícil, mas com calma e paciência é possível concluí-lo sem grandes complicações. Confira a seguir:
1. Pesquisa de atividades
Antes de abrir um MEI em 2024, é importante considerar um ponto de atenção: a atividade que você deseja executar. Isso porque, não é qualquer tipo de serviço ou trabalho que pode ser incluído em um MEI. É necessário que você selecione uma categoria que seja alinhada ao que você realmente irá atuar, e verificar se essa categoria está disponível para cadastro MEI.
No site do Portal do Empreendedor é possível ter acesso a informações como essas. Faça essas pesquisas com antecedência.
2. Crie a sua conta Gov.br
A conta Gov.br será usada para a abertura do seu MEI, sendo ela integrada a diferentes sistemas do Governo Federal. A criação é super simples, mas é importante que você tenha os seus documentos em mãos e possa tirar uma selfie em um local iluminado, para que ela fique bem nítida.
3. Acesse o site Portal do Empreendedor do Governo Federal
Depois de ter a sua conta Gov.br criada corretamente, você deverá acessar o site Portal do Empreendedor do Governo Federal. No site, deverá clicar na opção que aparece descrita como “Quero ser”, para que seja possível dar continuidade ao seu cadastro como MEI.
Siga o passo a passo do cadastro que aparece no próprio Portal. Fique atento, para que todos os dados sejam preenchidos corretamente e de acordo com as características da sua futura empresa. Portanto, separe seus documentos e tenha tudo acessível para preencher com calma e assim garantir a abertura do seu negócio de maneira mais fácil.
4. Definição de nome fantasia e outras informações
Assim que o seu pré-cadastro estiver concluído, será necessário fazer a definição do nome da sua empresa, como nome fantasia. Além disso, outras informações precisarão ser preenchidas adequadamente, como a seleção da atividade e o seu endereço.
Lembrando que é possível colocar mais de uma atividade, porém, é necessário selecionar aquelas que têm relação real com o seu trabalho. Se a sua prestação de serviços ou venda de produto não se enquadra nas atividades do MEI, é prudente não prosseguir com um cadastro apenas para “cumprir protocolo”, ok?
5. Emissão do Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI)
Por fim, com todas as etapas acima concluídas com sucesso, você deverá fazer a emissão do seu Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), diretamente no Portal do Empreendedor, assim que o processo for finalizado. Tudo de uma forma super prática e simples.
Lembre-se, apenas, que um MEI gera custos mensais, que deverão ser pagos para que você não fique com dívida ativa na União, combinado? Na dúvida, converse com um contador.