Conectividade Social: Como usar, como funciona?

Conteúdo Continua Após a Publicidade

Você já ouviu falar em Conectividade Social? Sabe do que se trata este canal? Não? Então não deixe de acompanhar este artigo! Nele vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre este canal obrigatório para envio de informações ao FGTS. E assim, você saberá como usufruir do mesmo da melhor forma possível. Acompanhe a seguir e saiba mais.

Conteúdo Continua Após a Publicidade

conectividade social

O que é conectividade social?

Em linhas gerais, o Conectividade Social nada mais é do que um canal obrigatório, no qual são enviadas informações ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e à Previdência Social. Desse modo, trata-se de um canal que tem como objetivo trocar informações relacionadas ao FGTS entre a Caixa Econômica Federal, agente operador do fundo e as empresas, sindicados, prefeituras, entre outros, a partir de um caminho eletrônico de relacionamento, com o uso da internet.

Trata-se de um meio super ágil e moderno, que dispões diversas funcionalidades para os seus usuários. Dentre as transmissões possíveis, podemos destacar as seguintes opções:

  • Transmissão de arquivos gerados pelo SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social;
  • Arquivos PIS-Empresa WEB;
  • Arquivos de Guias de Recolhimento Rescisório do FGTS – GRRF.

Outro tipo de funcionalidade muito utilizado com o canal, portanto, é a obtenção de extratos das contas de FGTS dos trabalhadores.

Quais são os benefícios?

Dentre os benefícios do uso do Conectividade Social, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Com o uso deste canal, torna-se mais simples e ágil o cumprimento das obrigações das empresas, no que diz respeito ao FGTS de seus trabalhadores e à Previdência Social.
  • Trata-se de um canal de comunicação direta com a Caixa Econômica Federal, a fim de promover um efeito mais seguro e eficaz na obtenção e envio de informações importantes.
  • Torna, dessa forma, o envio de informações acerca do FGTS muito mais simples.
  • Reduz custos operacionais, devido a otimização de tempo e trabalho.
  • No entanto, diminui expressivamente a ocorrência de inconsistências, diminuindo a necessidade de regularizar situações mais tarde.
  • Pode ser feito tudo pelo computador, facilitando o dia a dia de todos.

Conectividade Social: Como usar?

Para que você possa usufruir de todas as funcionalidades e benefícios do Conectividade Social, é muito importante que você conheça o canal profundamente. E, para isso, você poderá acessar o Manual de Operação oficial e completo com todas as informações importantes que você precisa saber. Este manual pode ser acessado no próprio site da Caixa Econômica Federal.

Para tanto, acesse o manual completo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Para que assim você possa se organizar de uma maneira ainda mais otimizada e eficaz.

Como acessar?

Para acessar o Conectividade Social, você deverá baixar o software feito para o mesmo. E assim, usufruir de todos os benefícios. Para encontrar o software, no entanto, basta você novamente acessar o site da Caixa Econômica Federal e, em seguida, fazer o download do mesmo. Em poucos instantes você já poderá instalar no seu computador e utilizar o mesmo normalmente.