A regularização Título de Eleitor poderá acontecer pela internet até o dia 06 de maio. Esta medida tem como objetivo garantir que todos os brasileiros possam manter-se em dia com a Justiça Eleitoral, sem a necessidade de sair de casa para tal. Afinal, diante da pandemia do novo coronavírus, manter-se em casa é a melhor forma de conter parte do problema. Para tanto, acompanhe este artigo e entenda como funciona o processo de regularização.
Regularização Título de Eleitor pela internet: Passo a passo
Para efetivar a regularização Título de Eleitor pela internet é muito simples. Em alguns passos você já poderá finalizar o processo. Para isso, veja o nosso passo a passo e já regularize a sua situação o quanto antes:
- Primeiramente, acesse o site do TSE clicando neste link aqui;
- Emita o boleto com o valor da multa a ser pago e efetue o pagamento do mesmo;
- Feito isso, você deverá acessar o Título Net, através deste link;
- Selecione a opção “Alteração de endereço e dados do eleitor”;
- A primeira tela diz respeito ao local de atendimento, e você deverá selecionar o endereço de Brasil – Distrito Federal;
- Em seguida, informe o número do seu Título de Eleitor;
- Preencha com o seu nome completo, data de nascimento e nome dos pais;
- Selecione, seguidamente, a opção “revisão” e anexe todos os documentos solicitados pelo site;
- Tire uma selfie segurando algum documento de identidade com foto, próximo ao seu rosto;
- Envie a foto do documento, frente e verso e um comprovante de residência;
- Finalize a regularização e aguarde a efetivação do processo.
Lembre-se que a data estipulada para fazer a regularização é até o dia seis de maio de 2020, depois deste período você não conseguirá mais fazer a sua regularização, ok? Portanto, por isso é tão importante você unir os documentos necessários o quanto antes, a fim de manter a organização neste sentido. Afinal, a votação é importante e impacta diretamente em sua vida e, por conta disso, manter-se em dia com a Justiça Eleitoral é imprescindível.
A obrigatoriedade da biometria
Muita gente também está em dúvida com relação a obrigatoriedade da biometria nas eleições municipais desse ano. Porém, na resolução nº 23.616/2020, que dispõe sobre o assunto, o TSE deixou claro que os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais darão orientações sobre como preencher o Título Net.
Além disso, há a suspensão temporária do cancelamento dos títulos daqueles que não fizeram o cadastro biométrico obrigatório, fazendo assim com que cerca de 2,5 milhões de pessoas que sofreriam a suspensão possa, ainda este ano, votar nas eleições municipais.
Portanto, se você não conseguiu se regularizar neste sentido, não se preocupe! A votação ainda será aberta para todos aqueles que não puderam ou não conseguiram fazer o seu registro biométrico. Dessa maneira, não haverá suspensões neste sentido.