O cartão CNPJ é um documento que comprova que determinada empresa existe, sendo esta devidamente registrada nos órgãos competentes. Para saber como consultar um cartão, e entender mais profundamente o que é e para que serve, acompanhe o nosso artigo de hoje e entenda.
O que é e para que serve o cartão CNPJ?
Para que você possa compreender o que é um cartão CNPJ, pare e pense na funcionalidade que o seu CPF representa para você, enquanto pessoa física. Pensou? Bem, o CPF é um documento muito utilizado para que você possa abrir cadastros, criar empresas, fazer um financiamento e até uma matrícula em instituição de ensino. Trata-se de um número que representa o seu registro diante do governo.
Partindo desse pressuposto, o CNPJ nada mais é do que o cadastro que comprova que uma empresa existe, assim como o CPF é para a comprovação de pessoas físicas. A partir deste cartão, torna-se possível encontrar as seguintes informações:
- Número do CNPJ;
- Razão Social;
- Título do estabelecimento (Nome fantasia);
- Data de abertura;
- Código e descrição da atividade econômica principal e secundária (referente à CNAE);
- Código e a descrição da natureza jurídica;
- Endereço;
- E-mail do responsável;
- Telefone;
- Situação Cadastral;
- Motivo da situação cadastral.
Com isso, você poderá acessar muitas informações sobre uma instituição/empresa, ao mesmo tempo que entenderá se ela permanece ativa, se realmente existe, dentre outros fatores.
Como consultar?
Para fazer a consulta de um cartão CNPJ é muito simples. Bastará um computador com acesso à internet, e você já poderá seguir o nosso passo a passo logo abaixo. Veja a seguir:
- O primeiro passo é você acessar a página oficial da Receita Federal, a fim de fazer a sua pesquisa. Para isso, clique aqui.
- Quando a página carregar, você deverá preencher os campos que solicitam informações sobre a empresa que você quer consultar. Para isso, será necessário preencher o CNPJ, clicar em “não sou um robô” e, por fim, clicar em “consultar”.
- A partir disso, você terá acesso à todas as informações do contribuinte em questão.
- Pronto! Você poderá salvar as informações, imprimir, ou apenas se atentar aos detalhes que você precisava verificar.
Simples, não é mesmo? Com estes passos rápidos você já poderá ter acesso aos dados que deseja, e saberá da situação atual de uma empresa, compreendendo se a mesma está dentro da legislação, se está ativa e se realmente existe.
Versão digital do cartão CNPJ
Se você é dono de uma empresa e quer tornar o dia a dia mais facilitado e assim usufruir de benefícios com o seu cartão digital, você poderá emiti-lo sem problema nenhum. Para isso, deverá apresentar os seguintes documentos:
Documentos da empresa
- Documento de constituição da empresa;
- Alterações contratuais da empresa (quando houver);
- Documentos de eleição da diretoria vigente (quando houver);
- Cartão CNPJ impresso no máximo 3 meses da data de validação do certificado;
Documentos do representante legal
- Documento de identificação;
- Cadastro de pessoa física (CPF);
- Comprovante de endereço emitido há no máximo 3 meses, em nome do titular do certificado;
Com todos estes documentos originais em mãos, você deverá se dirigir até a Receita Federal para, dessa forma, requerer a emissão do seu cartão CNPJ.