Saber como pagar multas eleitorais é importante para conseguir regularizar a sua posição diante do Tribunal Superior Eleitoral. Para isso, é possível gerar o boleto da Guia de Recolhimento da União, a conhecida “GRU”. Assim, ao pagar o valor contido na guia, você já poderá regularizar a sua situação. Entretanto, caso a sua inscrição esteja “cancelada”, outras medidas deverão ser tomadas. No decorrer do artigo vamos lhe auxiliar com mais informações a respeito.
Como pagar multas eleitorais?
Para pagar as suas multas eleitorais é preciso fazer a consulta de débitos do eleitor e, a partir disso, gerar a GRU para fazer o pagamento. Abaixo vamos lhe dar o passo a passo completo para lhe auxiliar:
Consulta de débitos do eleitor
- Para fazer a consulta de débitos do eleitor, você deverá acessar este link.
- Feito isso, preencha todos os campos com as informações que são solicitadas pela plataforma.
- Lembre-se de clicar no reCAPTCHA para garantir que você é uma pessoa fazendo a consulta.
- Preencha todos os campos obrigatórios, marcados com um asterisco, e clique em próximo.
- Pronto! Você já conseguirá ter acesso à todas as informações quanto à sua situação eleitoral. Lembre-se que se você tiver alguma dívida ativa, deverá emitir o boleto da GRU em seguida.
- Assim que emitir, pague o seu boleto e aguarde o processamento do pagamento.
O que acontece se a inscrição estiver “cancelada”?
Caso você se depare com a informação de ter a sua inscrição “cancelada”, saiba que isso ocorre a partir de três ausências consecutivas e injustificadas às eleições. Assim, o eleitor terá que pagar as multas devidas, e ainda requerer operação de revisão ou de transferência de domicílio eleitoral para regularizar sua situação.
Outras informações sobre este tipo de operação poderá ser obtidas na zona eleitoral onde o eleitor estiver inscrito, ou então, naquela em que tiver o novo domicílio eleitoral.
Organize-se antes das eleições 2020
Agora você já sabe como pagar multas eleitorais e poderá pôr em prática a regularização do seu Título de Eleitor. Lembre-se que é muito importante que você mantenha em dia o seu direito de votar, sendo que só você tem o seu direito de escolha. Além disso, as multas podem ser cumulativas, o que lhe darão maiores gastos no futuro.
É importante frisarmos que se você não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, poderá lidar com impasses no decorrer dos dias. Por exemplo, se deseja fazer o seu passaporte, você poderá ficar impedido de expedi-lo caso a sua situação não esteja em dia com a Justiça. Além disso, você poderá ser impossibilitado de iniciar graduação, fazer concurso público, tirar a sua carteira de motorista e outros impasses que possam surgir.
Por isso, para além da votação nas urnas, manter-se organizado mediante suas pendências eleitorais impacta diretamente em diversos contextos de sua vida. Pense nisso!