No artigo de hoje vamos lhe ensinar a como justificar o voto pela internet a partir do Sistema Justifica. Em um passo a passo simples você já poderá justificar a sua ausência, encaminhar os documentos necessários e ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Acompanhe e entenda.
Quando posso justificar o voto?
Existem dois momentos de justificar o seu voto e se manter em dia com a Justiça Eleitoral, sendo eles:
- No dia da votação: Se você estiver longe da sua zona de votação, poderá se dirigir, das 7 h até às 17 h, a qualquer seção eleitoral e requerer o formulário para preencher com suas informações. É importante que você esteja munido com o seu título de eleitor ou algum documento de identidade oficial com foto. Assim você preenche o formulário de justificativa e pronto.
- No dia seguinte: Depois que acabarem as votações, no dia seguinte você poderá justificar a ausência pela internet, por meio do sistema Justifica.
Pela internet você terá até 60 dias para justificar o voto. Passado este período, a multa já será contabilizada ao eleitor e o mesmo deverá pagá-la para conseguir se regularizar e usufruir de direitos como: emitir passaporte; participar de concurso público; retirar carteira profissional; etc.
Como justificar o voto pelo site?
- Primeiramente, você deverá acessar o site do Sistema Justifica.
- Feito isso, clique na opção “iniciar requerimento de justificativa”.
- Preencha todos os campos que solicitam suas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento e título de eleitor.
- Marque a opção “Não sou um robô” e aguarde a confirmação. Clique, em seguida, em “Avançar”.
- Feito isso, você deverá preencher os dados da sua justificativa. Lembre-se de também selecionar qual turno você está justificando, tendo em vista que é necessário justificar os dois de modo separado. Escreva o motivo da sua ausência e, se houver, anexe documento comprobatório, como por exemplo, comprovante de passagens, atestado médico, dentre outros. Os documentos precisam estar em formato JPG ou PDF.
- Finalize o procedimento clicando em “Enviar”.
- A partir disso, aguarde o recebimento do número de protocolo no seu e-mail cadastrado. Assim, você poderá consultar o andamento da requisição com esse número.
O que acontece se não for justificado o voto?
Caso você não justifique o voto dentro do prazo estipulado, é importante considerar que a multa de R$3,51 será cobrada em cada turno ausente. Neste caso, você deverá solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) diretamente no site do TSE. Assim, você poderá emitir o boleto e em seguida pagar em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas Casas Lotéricas.
Vale lembrarmos que, enquanto você não regularizar a sua situação, você não poderá votar e tampouco usufruir de direitos de emissão de diversos documentos. Portanto, apresse-se para se organizar neste sentido e manter tudo sempre em dia.