O retorno as aulas em SC já vem sendo posto em pauta há algum tempo. Entretanto, embora os estudos sobre a viabilidade estejam sendo feitos, ainda não haviam concluído todas as diretrizes para o retorno. Agora, no entanto, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina apresentou um documento completo sobre quais serão todas as medidas e cuidados necessários para a preservação da prevenção do novo coronavírus. Acompanhe a seguir para saber mais.
Qual a data de retorno as aulas em SC?
Embora o retorno as aulas em SC seja uma realidade, ainda não foi estipulada uma data limite para tal. Isto é, por hora a Secretaria da Educação apenas estipulou todos os cuidados e pontos que deverão ser levados em conta na hora de pôr em prática o retorno. Para saber mais sobre as datas de início, salve este artigo nos favoritos, pois o manteremos sempre atualizado.
Quais as diretrizes para o retorno?
As diretrizes do retorno as aulas em SC levam em consideração cinco esferas igualmente importantes:
- Sanitária;
- Pedagógica;
- Alimentação;
- Transporte escolar; e
- Gestão de pessoas.
Medidas sanitárias
O retorno deverá ser gradativo, dividido por níveis e cursos. Além disso, o retorno será em dias alternados, com turmas também alternadas. Os contatos emergenciais dos alunos deverão estar atualizados.
Quanto à estadia em sala de aula, será obrigatória o uso de máscaras. Professores usarão as descartáveis, trocando-as a cada troca de aula. Enquanto que os alunos poderão utilizar de pano ou descartáveis, com trocas a cada 2 horas.
A temperatura dos alunos será aferida, e a estadia nas áreas comuns, bem como o início e término das aulas, serão escalonados. Por fim, as atividades coletivas serão suspensas e as aulas de Educação Física serão momentaneamente teóricas.
O isolamento de alunos com sintomas será instantâneo.
Medidas pedagógicas
O retorno as aulas em SC deve garantir a validação de atividades à distância para o cumprimento da carga horária legal. Além de garantir atividades à distância para aqueles que não podem retornar presencialmente.
Se houver necessidade, será preciso construir um método de recuperação para as atividades à distância. Além de redefinir estratégias do processo pedagógico e objetivos de aprendizagem, tendo em vista a BNCC, o CBTC ou Currículo de Referência.
Medidas para a alimentação
Cada escolha precisará atualizar o Manual de Boas Práticas de Manipulação e os Procedimentos Operacionais Padronizados a fim de adequá-lo ao período de combate à disseminação da Covid-19.
Os sistemas de autosserviço serão descartados, além de haver horários alternados para os lanches. A disposição das mesas deverá assegurar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Os alimentos externos deverão ser evitados.
Medidas de transporte escolar e gestão de pessoas
Cada veículo terá um limite máximo de alunos, além de compatibilizar a quantidade de veículos com os passageiros que necessitam de transporte. O uso de máscaras e face shield para o condutor do veículo e monitor também são requeridos. A temperatura deverá sempre ser aferida.
As redes de ensino, quanto à gestão de pessoas, deverá mapear quais trabalhadores e alunos estão no grupo de risco, priorizando o trabalho remoto. Além de prever apoio psicossocial para todos os envolvidos.
Sendo assim, embora ainda não haja data para o retorno as aulas em SC, já podemos nos atentar para tudo que deveremos ter em mente antes de voltarmos aos estudos presenciais. Cuide-se!