A matrícula escolar 2021 está prestes a começar em muitos estados. Entretanto, cada qual contará com a captação de informações em seus portais da Secretaria da Educação. Sendo assim, este será o primeiro passo: Acessar o site da secretaria do seu Estado e assim buscar fazer a matrícula do seu filho. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe:
Matrícula escolar 2021 – Como se matricular
O passo a passo para fazer a matrícula escolar 2021 é super prático e rápido. Você poderá fazer tanto pelo seu computador, quanto pelo seu celular com acesso à internet. Acompanhe a seguir o passo a passo para saber mais sobre este procedimento:
- Primeiramente, você deverá acessar o site da Secretaria da Educação do seu estado. No nosso exemplo, daremos o link para o site da Secretaria de Educação de Santa Catarina.
- Quando você acessar o site do seu Estado, deverá procurar pelo botão destacado como “Fazer sua inscrição”.
- Feito isso, leia todas as informações a respeito da matrícula escolar 2021, incluindo os termos estipulados.
- Quando você estiver de acordo com tudo que for explanado nos termos, aceite-os e dê continuidade ao processo de matrícula.
- Preencha todos os campos com informações completas sobre os alunos e seus respectivos responsáveis.
- Finalize escolhendo a escola, o turno e o ano letivo no qual você deseja matricular o estudante. Depois é só finalizar a sua matrícula e pronto.
Sobre o próximo ano letivo
Vivemos um momento muito delicado para a educação e diversos âmbitos de nossas vidas. A pandemia do novo coronavírus impactou em todas as nossas formas de lidar e viver o coletivo. Dentre estes ambientes, as escolas foram uma das que mais sofreram efeitos negativos. A falta de possibilidade de aglomeração gerou a necessidade de ensino à distância, de maneira abrupta, o que também ocasionou diversos ensinos defasados e superficiais.
Além disso, a desigualdade social ficou evidentemente escancarada. Mas, em meio a isso, as autoridades vêm estudando e buscando medidas que minimizem estes impactos e que gerem regras sanitárias que, pouco a pouco, permitem o retorno às aulas. Algumas medidas já destacamos neste artigo aqui.
De qualquer forma, vamos listar os principais cuidados que já entraram na pauta do próximo ano:
- O uso de máscaras será obrigatório para funcionários, professores e alunos. Entretanto, professores deverão trocar em cada troca de aula, além de usarem opções descartáveis.
- A aferição da temperatura também será obrigatória ao entrar no colégio.
- Uma maior ventilação será necessária para impedir que o vírus se alastre por entre ambientes.
- O distanciamento entre pessoas será obrigatório, garantindo que o contato entre si seja o menor possível.
- Além disso, o uso do álcool em gel será constante e o mesmo deverá estar posto em diversos ambientes e espaços da escola.
Considerando tudo isso e a matrícula escolar 2021, está na hora de nos prepararmos para um novo ano letivo cheio de desafios.