Para saber como se aposentar em 2019 é muito importante que você se atente para todas as novas regras. Afinal, diversos requisitos foram estabelecidos, a fim de organizar o processo de aposentadoria de todos os brasileiros. Portanto, pensando justamente em todas estas questões, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre este assunto. Acompanhe a seguir.
Como se aposentar em 2019: Tire suas dúvidas
Neste guia você encontra informações divididas de acordo com o tipo de aposentadoria. Assim você já poderá checar as informações que sejam condizentes com a sua realidade. Veja:
Regras para aposentadoria 2019
De acordo com as mudanças que ocorreram na Previdência, para saber como se aposentar em 2019 você precisa se atentar para as regras da aposentadoria. Sendo elas:
- O novo cálculo segue uma regra específica, sendo ela, a progressiva.
- Esta regra progressiva baseia-se no 85/95, que explicaremos a seguir.
Aposentadoria INSS 2019 progressiva
Basicamente, esta aposentadoria carrega este nome simplesmente porque a cada novo ano que se inicia, acrescenta-se 1 ponto a regra. Como no exemplo abaixo:
- 2019/2020 – 86/96
- 2021/2022 – 87/97
Ou seja, a cada virada de ano, há um aumento pontual na regra, de um modo, claro, progressivo. Com esta regra é preciso somar o seu tempo de contribuição mais a sua idade. Sendo assim, o tempo de serviço para homens e mulheres ficará desta forma:
- Mulheres devem totalizar 85 pontos;
- Homens devem totalizar 95 pontos.
Aposentadoria por tempo de serviço e idade
A partir da progressão que exemplificamos acima, o tempo de serviço também terá algumas alterações. Desse modo, a regra que é 85/95, até chegar no ano de 2027, ficará 90/100. A partir de então, serão somados 5 pontos na regra, ou então, a que valerá será a seguinte:
- 90 pontos para homens;
- 100 pontos para mulheres.
Basicamente, como há a soma do tempo de serviço mais a idade, não haverá mais distinção entre uma coisa ou outra. Será necessário se enquadrar dentro dos requisitos de pontuação para então, atingir a aposentadoria. Abaixo daremos alguns exemplos ilustrativos para que você saiba calcular o seu caso. Continue lendo.
Exemplo:
- Homem: Suponha que Paulo tem 65 anos e contribuiu durante 30 anos. Logo, podemos fazer a soma dos pontos, sendo que: 65 + 30 = 95. Sendo assim, a quantia total é exatamente a pontuação necessária para que Paulo possa se aposentar em 2019.
- Mulher: Suponha que Mariana tem 65 anos e contribuiu com o INSS durante 20 anos. Logo, a soma seria de 65 + 20 = 85. Dessa maneira, ela atingiria a pontuação mínima para também solicitar a sua aposentadoria em 2019.
Em caso de dúvidas, contate o INSS
Agora você já sabe como se aposentar em 2019 e como funcionará o processo de aposentadoria progressiva. No entanto, caso ainda possua alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato direto com o INSS e questione o que achar necessário. Abaixo listamos todos os meios de contato, anote-os:
- Central de Atendimento: 135
- Segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
- Acesse o site da Previdência Social: www.previdencia.gov.br