O programa Jovem Aprendiz 2024 é uma iniciativa do Governo Federal e do Instituto Crescer, que tem como objetivo auxiliar os jovens carentes e vindos de escola pública a ingressarem no mercado de trabalho.
Esse é um programa baseado na Lei de Aprendizagem nº 10.097 do ano de 2000, bem como foi ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598 de 2005.
O cadastramento a uma vaga no programa Jovem Aprendiz é gratuito, desde que o candidato atenda os pré-requisitos para ingressar no seu primeiro emprego de carteira assinada.
Jovem Aprendiz 2024 – Entenda como funciona
Para o jovem que busca oportunidade de um primeiro emprego, o programa Jovem Aprendiz é uma ótima oportunidade, até mesmo para quem não possui experiência anterior.
O jovem candidato além de ingressar no mercado de trabalho como estagiário, também terá acesso à capacitação profissional e outros benefícios oferecidos pelas empresas que participam do programa.
Contudo, o jovem aprendiz precisa atender os pré-requisitos antes de se candidatar a uma vaga diretamente na empresa ou nas Instituições que participam do programa.
Pré-requisitos para participar do Jovem Aprendiz
O Governo Federal orienta que a partir da Lei do Aprendiz, as empresas com mais de 7 colaboradores precisam inserir vagas de 5% a 15% do total da folha de funcionários para jovens aprendizes.
Os jovens que têm interesse em participar das seleções para Jovem Aprendiz, precisam atender os seguintes pré-requisitos.
- Ter idade completa de 14 a 24 anos;
- Cursando o ensino fundamental, médio, técnico ou ter concluído seus estudos em escola pública;
- Ter disponibilidade diária de 4 a 6 horas de segunda a sexta, para exercer sua função em respectiva empresa;
Dependendo da região, pode haver outros requisitos mínimos para se inscrever no Jovem Aprendiz, por isso, vale a pena se informar com as Instituições do seu estado.
Carga horária de trabalho e benefícios
O jovem aprendiz contratado pela empresa terá uma carga horária de 4 a 6 horas de trabalho remunerado, bem como, realização do curso de capacitação intercalado com o horário de trabalho.
Independente do cargo exercido pelo jovem, os benefícios serão os mesmos de um colaborador efetivo, tais como:
- Salário compatível com a modalidade, podendo chegar a um salário mínimo;
- 13º integral ou proporcional;
- Comissões;
- Férias e entre outros benefícios.
Como se candidatar ao Jovem Aprendiz?
Para se candidatar a uma vaga para Jovem Aprendiz, você poderá acessar o site das empresas que participam do programa ou nas plataformas do CIEE (Centro Integração Empresa-Escola) ou NUBE (Estágios Estagiários Aprendizes).
No próprio site das empresas participantes pode encontrar vagas para adolescente aprendiz, inclusive nas divulgações das redes sociais.
Vagas para o programa Jovem Aprendiz
Para te ajudar a encontrar uma vaga para o programa Jovem Aprendiz, selecionamos algumas empresas que participam do programa.
- Jovem Aprendiz Nike ;
- Jovem Aprendiz Itaú;
- Jovem Aprendiz Bradesco;
- Jovem Aprendiz Caixa
- Jovem Aprendiz Banco do Brasil;
- Jovem Aprendiz Santander;
As lojas como Riachuelo, Americanas, Renner e Magazine Luiza também oferecem vagas para o programa Jovem Aprendiz.