O Plano Safra 2023 – 2024 foi anunciado no último dia 27 de junho pelo atual Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e, após o seu pronunciamento, muitos brasileiros têm se perguntando: afinal, quem terá direito a receber esse financiamento?
A seguir, você entenderá melhor esse assunto e poderá tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!
Quem tem direito ao Plano Safra 2023 – 2024
O Plano Safra tem como objetivo aumentar o crédito para incentivar a produção agropecuária e, ao mesmo tempo, a sustentabilidade ambiental. Além disso, também visa reduzir os juros, como um meio de fomentar o desenvolvimento e o crescimento de empresas brasileiras que atuam nesse ramo.
No entanto, para ter acesso aos valores de financiamento é preciso estar dentro de alguns requisitos estipulados pelo Governo Federal. Apenas dessa forma é que os recursos serão disponibilizados. Veja só quais os requisitos:
- Produtores rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado; e
- Produtores que apresentem práticas de produção sustentáveis.
Estando dentro desses requisitos, haverá a possibilidade de solicitar os empréstimos com juros mais baixos, bem como adquirir máquinas agrícolas com juros mais baixos, tudo isso com o propósito de fomentar uma prática agropecuária que seja cada vez mais responsável e sustentável em todo o país.
Expansão para médios produtores rurais
Um ponto muito importante que deve ser destacado sobre o novo Plano Safra 2023 – 2024 diz respeito há ampliação da entrega de recursos para os médios produtores rurais, como forma de incentivá-los de maneira efetiva. Além disso, haverá, ainda, o aumento do limite de renda bruta para poder se enquadrar no Pronamp.
No ano de 2023 e 2024, R$ 364,22 bilhões serão destinados ao Plano Safra para incentivar o crescimento das produções agropecuárias em todo o território nacional. Após o pronunciamento do Presidente, o plano começou a valer no dia seguinte, ou seja, 28 de junho, e se manterá ativo até 2024.
Quais os benefícios do Plano Safra 2023 – 2024?
O Plano Safra é um programa que visa estimular a produção agropecuária brasileira, oferecendo empréstimos de diferentes valores com uma taxa de juros mais reduzida que a do mercado financeiro tradicional. A ideia é fomentar o crescimento dessa importante área em nosso país, fornecendo fundos para médios e grandes produtores de diferentes localização.
Além disso, o Plano Safra também oferece o benefício da redução das taxas de juros para aquisição de máquinas agrícolas, além de aumentar o limite de financiamento de investimentos no Pronamp.
Dessa maneira, a colocação do Governo Federal é a de que o plano fomentará o crescimento dos profissionais da área e, consequentemente, o crescimento e desenvolvimento de todo o Brasil como um todo. Ao mesmo tempo, o programa, que tem como um de seus pré-requisitos uma atuação mais sustentável, também poderá fomentar produções que respeitem o meio ambiente e que levem em consideração o uso de fontes renováveis, o que contribui para um futuro mais positivo para toda a população.