Registrato – O que é, como se cadastrar? Você pode ter direito

Conteúdo Continua Após a Publicidade

O Registrato é uma ferramenta do Banco Central disponível para todos os cidadãos consultarem os seus extratos de procedimentos financeiros como chave pix cadastrada, dívidas com órgãos públicos federais, dados de compra ou venda de moedas estrangeiras e entre outros.

Conteúdo Continua Após a Publicidade

Esse é um recurso gratuito para os cidadãos consultarem o financeiro através de informações gerais constatadas no seu CPF. 

Antes da pandemia por coronavírus, esse recurso era acessado apenas de forma presencial, mas hoje o Registrato pode ser consultado pela internet. Veja aqui como consultar, como se cadastrar e as vantagens dessa ferramenta. 

Veja como consultar 

registrato

Para consultar o Registrato você precisa ter acesso à internet. A consulta pode ser realizada através do computador ou celular. 

Nessas duas formas práticas você consegue emitir o CCS (Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro) e SRC (Sistema de Informações de Crédito) que são dois relatórios com informações sobre relacionamento com instituições financeiras.

Nessa segunda, dia 24 de janeiro de 2022, o Banco Central divulgou que 8 bilhões estão parados em bancos para serem sacados pelos cidadãos, por isso, veja como consultar o Registrato.

  1. Entre no site do Banco Central do Brasil;
  2. Clique na aba “valores para receber”;
  3. Faça o login no Registrato;
  4. Verifique se existe algum valor para ser pago.

Os pagamentos do resgate no Registrato podem ser feitos via conta PIX cadastrada ou por transferência bancária informada pela instituição.

Outra forma de consultar o Registrato é pela conta gov.br, mas saiba que é preciso ter os selos de confiabilidade para acessar o serviço online.

O que são os valores do Registrato?

Os valores do Registrato são decorrentes de diversas operações financeiras como:

  • Conta corrente e poupança encerradas com saldo disponível;
  • Taxas e parcelas ou obrigações relativas a operações de créditos cobradas indevidamente pelos bancos;
  • Cotas e rateios de sobras líquidas de bancos cooperados;
  • Recursos não procurados, como os consórcios encerrados;
  • Contas com saldo de pagamentos pré-pagos e pós-pagos;
  • Contas com registros mantidos por corretoras;
  • Valores imobiliários encerrados com saldo disponível.

Como se cadastrar? 

registrato

Existem três formas de se cadastrar no Registrato: pelo celular, certificado digital e Internet Banking do seu banco.

Pelo celular o cadastro é feito pelo App do seu banco, cada banco possui uma maneira diferente para cadastramento do Registrato, por isso, procure a opção no aplicativo.

O certificado digital é uma espécie de registro eletrônico autenticado para transações bancárias na internet. Faça o cadastro pelo site do Banco Central.

Por fim, é possível cadastrar no Registrato com pré-cadastro no Banco Central e confirmação da frase de segurança no seu banco para validar o acesso. 

Vantagens de cadastrar no Registrato

Uma das vantagens de cadastrar no Registrato é que você reúne todas as informações financeiras do seu CPF. Você investe em organização e centralidade dos seus processos financeiros.

O uso do serviço é gratuito, inclusive o cadastro deve ser feito pelo próprio cidadão para uma maior segurança no uso da ferramenta. 

Além disso, você não precisa se preocupar com vazamento de dados pessoais, já que o sistema assegura o sigilo das informações dos seus dados junto ao banco de dados.