Está em dúvida sobre como pedir aumento de salário? Está precisando de novas oportunidades no seu trabalho mas não tem ideia de como iniciar uma conversa com este tipo de assunto? Então fique tranquilo! Pois no artigo de hoje vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre o processo de requisição de aumento de salário, para assim estar mais bem preparado para esta importante etapa profissional.
Para isso, acompanhe as nossas dicas e saiba exatamente como agir diante desta necessidade.
Como pedir aumento de salário?
Abaixo listamos 4 pontos que você precisa levar em consideração na hora de pensar no seu aumento de salário. Veja:
1- Pense em dados concretos sobre o seu desempenho
É muito importante que, antes de qualquer coisa, você pare para refletir acerca do seu desempenho dentro da empresa. Afinal, não pode apenas querer basear o seu aumento considerando apenas as questões emocionais ou até mesmo as complicações financeiras em sua casa. Visto que, infelizmente, a empresa não tem uma relação direta com isso.
Mas sim, é preciso que você pense em suas realizações dentro da corporação. O que você tem feito de interessante para que a empresa impulsione-se rumo ao sucesso? Quais são os diferenciais que você conquistou desde que entrou na corporação? Quais são as suas habilidades e o que você desenvolveu desde o tempo da sua contratação?
Tudo isso precisa ser pensado com cuidado, para que você tenha argumentos concisos e fundamentados na hora de requisitar o seu aumento.
2- Considere todos os envolvidos
Quando você solicita um aumento para o seu gestor, o mesmo terá que considerar outras variáveis além da possibilidade de lhe pagar mais ou não. Desse modo, é bem possível que ele tenha que conversar com outros líderes e pessoas que estejam envolvidas com as questões financeiras da corporação.
Por isso, é muito importante que você mapeie todos aqueles que podem estar envolvidos com o seu processo de aumento salarial. Para que assim possa, de alguma forma, demonstrar aquelas realizações que você categorizou antes, para estas pessoas. Pois assim todos que estarão relacionados com o processo saberão quais são as suas necessidades e o seu merecimento.
3- Não apresse a negociação
Não adianta chegar até o seu gestor hoje e esperar que amanhã ele já venha com o seu aumento pronto. É preciso, acima de tudo, ter paciência e dar tempo ao tempo. Pois apenas deste modo é que você poderá desenvolver a sua imagem de uma maneira ainda mais positiva.
Lembre-se que o processo pode ser lento pois muitas questões estão envolvidas, e não apenas a “vontade” do seu chefe de fazer alguma coisa. Por isso, cuidado com a afobação! Se você pensa que precisará de um aumento em breve, planeje-o o quanto antes, para não depender somente disso, ok?
4- Considere diversas formas de pagamento
Por fim, lembre-se que o seu aumento poderá vir de diferentes formas. Às vezes, o pagamento de um curso ou de algum treinamento também já pode ser visto como algo que agrega e muito para você. Além disso, benefícios diversos e outras formas de pagamentos mais flexíveis também precisam ser consideradas. Afinal, esta pode ser a melhor alternativa – no momento – que a empresa tem para te oferecer. Não a desperdice!