Concurso Nacional Unificado – O que é, como vai funcionar?

Conteúdo Continua Após a Publicidade

Se você é concurseiro, já deve ter ouvido falar do Concurso Nacional Unificado que passará a ser colocado em prática a partir do ano que vem.

Conteúdo Continua Após a Publicidade

Porém, como funcionará esse tipo de concurso? O que é o Concurso Nacional Unificado? O edital já foi publicado?

Essas e outras dúvidas nós reunimos neste conteúdo, a fim de te ajudar a entender tudo sobre o assunto. Confira!

O que é o Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado pode ser descrito como um tipo de “prova geral” feito pelos concurseiros que desejam concorrer às vagas de emprego em órgãos públicos federais.

Na prática, podemos comparar esse concurso com o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que ocorre todos os anos.

A ideia, nesse cenário, é ter uma prova só, para diferentes vagas de emprego público, de modo que a avaliação ocorra com base em conhecimentos gerais e extremamente importantes para os cargos públicos.

Os concurseiros terão que estudar para uma prova unificada, ao invés de estudar para uma prova específica da sua área de atuação, digamos assim. 

Ao mesmo tempo, essa situação também pode fazer com que a concorrência às vagas fiquem ainda mais acirradas, e esse é um dos pontos que tem gerado dúvidas e questionamentos nos concurseiros.

Concurso Nacional Unificado

Como vai funcionar o Concurso Nacional Unificado?

Antes de qualquer coisa, é importante destacarmos que esse modelo de concurso não será implementado em absolutamente todas as vagas de emprego públicas. Apenas algumas áreas de atuação, ao menos inicialmente, serão incluídas nesse novo modelo.

Basicamente, o funcionamento será semelhante ao Enem: haverá a data oficial para a aplicação da prova, e os candidatos, de diferentes áreas de atuação, poderão fazê-la com o intuito de conquistar uma vaga nos setores públicos.

No dia da prova, tudo acontecerá de modo como os concurseiros já estão acostumados. A diferença está no fato de que a prova conterá perguntas de conhecimentos gerais, como ocorre no Enem, mas considerando o nível de complexidade para atuar no mercado de trabalho.

As inscrições também acontecerão de modo como os concurseiros já estão acostumados.

Edital para o Concurso

Como o Concurso Nacional Unificado ainda é algo muito novo, muitas pessoas estão com dúvidas de como funcionará de fato e quais informações é necessário fazer para poder ter um bom resultado na prova.

Entretanto, como ainda não foi lançado o edital do concurso, é importante aguardar que novas informações venham a ser divulgadas pelo próprio Governo.

Concurso Nacional Unificado

Por ora, temos a estimativa de que o primeiro edital desse tipo de concurso só será divulgado a partir de dezembro deste ano. Ou seja, em 2023 o concurso ainda não será aplicado no Brasil.

Além do mais, existem estimativas que logo no início do ano que vem, por volta de março, ocorra a primeira prova unificada no Brasil.

No entanto, enquanto não temos mais informações, nem mesmo acesso a quais tipos de conteúdos os concurseiros devem estudar, é válido continuar com seus estudos mais gerais, aguardando novas informações para adaptar o seu cronograma a uma possível nova realidade.