Sem dúvidas, o Colégio Militar vem sendo cada vez mais comentado em nosso país. Seja por quem estudou, ou quem deseja matricular o filho no colégio, a popularidade desse espaço de ensino tem aumentado consideravelmente. Mas você sabe como funciona o colégio? Quer entender um pouco mais sobre a rotina e o dia a dia dos estudantes?
E ainda, quer saber como é possível se matricular ou matricular o seu filho nesse tipo de colégio? Então não deixe de acompanhar este conteúdo que desenvolvemos buscando responder a essas e outras dúvidas. Saiba mais sobre essa possibilidade de ensino e entenda o funcionamento do Colégio Militar.
Como funciona um Colégio Militar?
O Colégio Militar, de certo modo, possui algumas práticas parecidas com as que encontramos nos quartéis militares. Assim sendo, o respeito à hierarquia e os valores transmitidos por meio da disciplina são dois pontos altos desse tipo de instituição de ensino.
Além disso, um colégio desse tipo também fortalece a ideia da meritocracia, na qual cada aluno possui um “grau hierárquico” de acordo com a sua nota. Isto é, quanto maior a nota do aluno, por seu mérito, maior é o seu grau dentro da hierarquia escolar.
Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que essa instituição de ensino também oferece aulas, conteúdos e materiais regidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Isto é, as crianças também aprendem sobre física, química, matemática, biologia, inglês, práticas de leitura, educação artística, etc.
A estrutura dos colégios militares costuma ser completa e bem desenvolvida. Isso porque a escola oferece laboratórios para as mais diversas matérias, como biologia e química, salas de inglês, biblioteca, etc.
Outro ponto que chama muito a atenção dos pais é com relação à prática de atividades voluntárias que vão acontecendo durante o ano. Os alunos podem participar de diversos investimentos relevantes, colocando a “mão na massa” e desenvolvendo valores e conhecimentos valiosos.
Como se matricular em um Colégio Militar?
O processo para entrada no colégio varia de instituição para instituição. Por isso, é importante acessar o site oficial da instituição desejada para saber mais sobre o processo seletivo.
Além disso, é importante destacar que para que a criança possa se matricular e ingressar no Colégio Militar, é necessário passar em um concurso ou ter um amparo normativo daqueles que são considerados dependentes de militares e possam ter, de alguma forma, suas vidas afetadas por conta da carreira de seus responsáveis.
No caso do processo seletivo que acontece por meio do concurso, é possível que a criança e o adolescente ingresse no 6º ano do Ensino Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio. Entenda quais são os requisitos para concorrer às vagas que são disponibilizadas:
- Ser brasileiro;
- Não ter sido expulso por questão disciplinar de nenhuma outra instituição;
- Possuir seus documentos de identificação atualizados; e
- Ter o documento do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
O que você acha do funcionamento dos colégios militares? Comente aqui embaixo!