O curso de alfabetização gratuito do MEC está com mais de 4 mil vagas abertas para professores que desejam aprimorar os seus conhecimentos e melhorar a sua forma de atuar no campo da alfabetização de crianças, jovens e adultos.
Porém, é válido ter em mente que as vagas são limitadas. Por isso, inscrever-se o quanto antes é muito importante para garantir essa oportunidade de desenvolver o seu currículo. Acompanhe este texto e saiba mais!
Como se inscrever no curso de alfabetização gratuito do MEC?
Para se inscrever no curso de alfabetização gratuito do MEC é necessário seguir um passo a passo bem simples, o quanto antes. Veja só:
- Acesse o site oficial clicando neste link.
- Faça o seu login na plataforma AVAMEC. Se não possuir, poderá fazer o seu cadastro.
- Com o login executado, basta clicar em “inscrever-se”, caso a opção ainda esteja disponível.
- Pronto! Você já poderá começar a estudar o curso gratuito.
Como serão preenchidas as vagas?
As vagas são preenchidas por ordem de chegada, o que quer dizer que não existe um processo seletivo. Por conta disso, é muito importante que você faça a sua inscrição o quanto antes, a fim de garantir a sua vaga e poder estudar o curso com tranquilidade e flexibilidade, como todo curso EAD.
Ementa do curso de alfabetização gratuito do MEC
O curso contém uma série de conteúdos estruturados e focados no processo de alfabetização baseado na ciência. A ementa do curso conta com diversos conteúdos diferentes, como:
- Noções Fundamentais sobre Alfabetização: Esta parte do curso foca em fatores com Políticas de Leitura; Do som à Linguagem: entre a faculdade universal da linguagem e diferenças; Interlinguísticas no processamento; As Bases Neurológicas da Leitura; Conhecimento da Língua: Fonologia e Ortografia do Português do Brasil; Ensino e Aprendizagem da Leitura: Fundamentos e Aplicações; Modelo RTI na Alfabetização.
- Literacia Emergente: Este módulo conta com conteúdos como Literacia Emergente em Contexto Familiar; Literacia Emergente no Jardim de Infância; O Desenvolvimento do Vocabulário; Consciência Fonológica e Conhecimento das Letras; Aprender a Escrever Palavras.
- Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Nesta parte do curso, os conteúdos a serem estudados são O Modelo Simples da Leitura; Métodos Fônicos no Ensino da Leitura; Consciência Fonêmica; Conceito de Fluência na Leitura Oral; A Compreensão na Leitura; Aprendizagem da Ortografia; A Caligrafia como Alavanca do Desenvolvimento da Escrita; O Feitiço das Formas das Palavras.
- Dificuldades e Perturbações na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Por fim, a quarta parte do curso conta com temas como Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem; A Dislexia e a Alfabetização; Compreendendo a Disgrafia: das Evidências Científicas à Sala de Aula.
Todos esses conteúdos são embasados em conhecimentos científicos para que o profissional possa desenvolver a sua forma de atuar em sala de aula.
Muito embora o curso seja focado em professores de alfabetização, qualquer pessoa pode fazê-lo com o intuito de ter esse conhecimento a mais e, assim, oferecer uma aprendizagem mais rica para os cidadãos no que diz respeito ao processo de aprender a ler e escrever.