O FIES 2023 tem sido visto com a oportunidade perfeita para milhares de estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior, mas não possuem condições financeiras favoráveis para bancar os custos das mensalidades.
O FIES funciona de uma forma relativamente simples: você usa o seu cadastro ENEM para concorrer às vagas disponíveis para o curso e instituição particular que deseja ingressar e, caso seja selecionado, poderá fazer a sua matrícula apresentando os documentos que são solicitados neste processo.
Assim, você poderá estudar de graça e pagará as suas mensalidades apenas um ano e meio depois da conclusão do curso. Bacana, não é mesmo? Mas, para que tudo corra da melhor forma, atente-se às datas e às informações que trouxemos neste texto.
Calendário FIES 2023
O calendário oficial do FIES 2023 já foi divulgado, e é muito importante que você se atente às datas de cada etapa, com o propósito de não deixar passar nenhum prazo importante. Para te ajudar, elencamos a seguir cada uma das datas importantes para o próximo ano. Aproveite e anote na sua agenda:
- Inscrições: Do dia 08 ao dia 11 de março. Elas acontecem no site do Inep;
- Divulgação do resultado: Dia 15 de março;
- Prazo de complementação das informações da inscrição: 16 a 18 de março;
- Lista de espera do FIES: O prazo irá iniciar no dia 16 de março e finaliza no dia 28 de abril.
É muito importante ficar atento aos prazos para não perder nada. Caso contrário, você pode ser selecionado para fazer a sua graduação com o apoio do FIES, mas devido à falta de documentação poderá perder a vaga. Por isso, organize-se e se tiver dúvidas contate a instituição de ensino que você deseja ingressar.
Requisitos para se inscrever no FIES 2023
É muito importante conhecer todos os requisitos para se inscrever no FIES 2023 e não ter surpresas desagradáveis na hora de concluir a sua matrícula. Por isso, certifique-se de que você está de acordo com todos os requisitos abaixo antes de iniciar o processo:
- Você não pode ter zerado a sua nota da redação no ENEM. Se você tirou zero na redação, infelizmente não poderá concorrer às vagas do FIES.
- A sua média no ENEM também é considerada na hora de ser contemplado pelo financiamento. Você deve ter uma média mínima de 450 pontos, somando os pontos de todas as matérias e dividindo-os pela quantidade de disciplinas.
- A sua renda familiar per capta pode ser de, no máximo, três salários mínimos. Caso ultrapasse esse valor, não estará mais configurado como um aluno apto a concorrer às vagas do FIES no ano que vem.
Você contempla todos os requisitos citados? Então vamos adiante!
Modalidades disponíveis do FIES
Agora que você já sabe quem pode concorrer às vagas do FIES, fique atento às duas modalidades disponíveis:
- FIES, com o financiamento cobrindo 100% da mensalidade do curso superior;
- P-FIES, ou seja, o financiamento irá cobrir 50% da mensalidade do curso escolhido pelo participante.
Você poderá selecionar a melhor opção para o seu caso e usufruir desse benefício, caso seja contemplado após às inscrições. Boa sorte!