Você já ouviu falar no programa pé de meia licenciatura? Esse programa vem dando esperanças para quem faz licenciatura no país.
O governo lançou o projeto pé de meia visando dar um incentivo financeiro para os estudantes de licenciaturas.
Esse programa é um ótimo apoio para que cada vez mais estudantes ingressem nas áreas de licenciatura no país. Venha conhecer mais sobre!

Benefícios do Pé de Meia Licenciatura
O programa pé de meia vem chamando a atenção de inúmeros estudantes por todo o país. Ele visa apoiar os estudantes do ensino médio da rede básica de educação. É um incentivo para que cada vez mais jovens se interessem pelos seus estudos.
Assim, com o sucesso do programa, o governo atualizou a ideia e agora é a vez dos alunos de licenciatura conquistarem sua oportunidade também.
O pé de meia licenciatura visa apoiar os estudantes das áreas de licenciatura. É um apoio financeiro para que cada vez mais pessoas se interessem por essas áreas.
Sabemos que as áreas da docência como a licenciatura em Letras, história, matemática e muito mais, não são mais tão procuradas.
Por isso, o governo visa uma maior adesão a esses cursos nas universidades se os alunos tiverem um incentivo.
Portanto, um dos benefícios desse programa é o apoio financeiro que os alunos de licenciatura vão receber. Mensalmente os estudantes receberão uma bolsa de R$ 1.050,00. Onde apenas R$ 700,00 serão disponibilizados para saque imediato e o restante do dinheiro será destinado a uma poupança.
A poupança só poderá ser acessada após a conclusão do curso, influenciando assim os estudantes a concluírem sua licenciatura.

Quem pode ter o Pé de Meia Licenciatura?
Nem todo mundo pode ter acesso ao programa pé de meia licenciatura, é importante se atentar a isso. O programa faz uma seleção dos candidatos que podem ter acesso a esse programa e se beneficiarem dele.
Portanto, a princípio, os estudantes que alcançaram nota igual ou maior a 650 no Enem podem adentrar no programa caso desejem cursar uma licenciatura.
O candidato beneficiário da bolsa deve ter entrado na faculdade por alguma dessas opções: Sisu, Fies Social ou Prouni.
Além disso, para se manter no programa, é importante também a cada semestre atender aos requisitos solicitados. Eles são:
- Obter resultados satisfatórios em cada semestre;
- Em cada semestre você deve cursar a quantidade de créditos obrigatório;
- Após a conclusão do curso, você deverá ingressar na rede pública de ensino.
Esse último vai garantir que você tenha acesso a sua poupança. Então, se você ingressar na rede pública como professor em até 5 anos após a conclusão do curso, poderá receber sua poupança.
Documentos necessários para solicitar o Pé de Meia Licenciatura
Você atende aos requisitos do programa pé de meia licenciatura? Agora é só realizar sua inscrição.
A inscrição para o programa vai do dia 17 de fevereiro a 30 de março. Se atente as datas se desejar ingressar no programa.
Para se inscrever a documentação necessária consiste em:
- Resultado do Enem (as notas devem ser favoráveis ao programa);
- Comprovante de matrícula em um curso de licenciatura;
Além desses, os documentos básicos também são importantes para solicitar o pé de meia.
Mas, no geral, os principais documentos são as informações do Enem e seu comprovante de matrícula em alguma licenciatura.
As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire. Basta acessar e iniciar o processo.
Fique de olho no período de inscrição e nos requisitos para ingressar no pé de meia licenciatura.