Possivelmente você já deve ter ouvido falar do Provão Paulista que foi lançado recentemente pelo Governo do estado de São Paulo, não é mesmo? Você quer entender melhor esse assunto? Quer saber mais sobre como essa prova pode ajudar milhares de jovens a ingressar no Ensino Superior gratuito? Então acompanhe este texto e venha tirar todas as suas dúvidas sobre isso.
O que é o Provão Paulista?
O Provão Paulista pode ser descrito como um tipo de vestibular que será oferecido para estudantes de escolas públicas e Etecs do estado de São Paulo. Por meio desse provão, será possível ingressar no Ensino Superior, conquistando uma vaga em instituições públicas.
Assim, anualmente serão liberadas vagas nas instituições como a Unicamp com foco em serem preenchidas por estudantes da rede estadual de ensino.
O programa funcionará de modo semelhante a um vestibular comum, mas será aplicado nas salas de aula das escolas, com monitoramento de profissionais. Além disso, elas começarão a ser aplicadas em novembro deste ano, embora ainda não tenham sido divulgadas datas mais assertivas.
Como vai funcionar o Provão Paulista?
A ideia é que o Provão Paulista aconteça de uma forma seriada, ou seja, os alunos do Ensino Médio farão uma prova de acordo com a sua série atual. Quem estiver no terceirão este ano, terá como usar essa nota do provão para poder entrar em uma universidade pública de São Paulo, caso atinja uma média interessante.
Já os demais alunos, como do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio, terão as suas notas “acumuladas” para o próximo provão. A ideia é que a nota final, atingida no terceira ano do Ensino Médio, seja sempre a somatória de todas, a fim de que essa “média” geral seja utilizada na ingressão no Ensino Superior.
No entanto, alunos que estão hoje no segundo ano do Ensino Médio terão apenas a nota deste ano e do ano que vem para acumular, enquanto alunos do terceirão terão apenas uma nota. Mas, mais adiante, a somatória acontecerá de todos os anos, assim que o Provão for implementado de fato.
Depois que o aluno fizer a sua prova e atingir a sua nota específica, ele poderá usá-la para poder ingressar no Ensino Superior público. Lembrando que apenas alunos de escolas públicas é que participarão desse provão.
Outro ponto que vale ser destacado é que ainda não foi divulgada uma data para o provão, e até mesmo se ele será gratuito. Devemos aguardar as atualizações do Governo Estadual quanto a isso.
Estimativas para 2024
A estimativa é que o Governo ofereça aproximadamente 13 mil vagas em instituições públicas de Ensino Superior do estado para esses estudantes que participarem do provão neste ano. Dessa maneira, é possível encontrar subsídios para tentar barrar a evasão escolar, e estimular a continuidade nos estudos por muito tempo.
Sem dúvidas, uma medida que pode fazer toda a diferença na vida de milhares de estudantes jovens e de classe baixa.