A partir de segunda-feira, dia 29 de março, o resultado ENEM 2020 será disponibilizado no site do participante. Segundo o Inep, a divulgação das notas acontecerá a partir das 18 horas, horário de Brasília. Os alunos que fizeram a prova, seja ela impressa ou digital, poderão acessar todas as informações sobre as matérias e sobre a redação. Para saber mais, acompanhe o passo a passo abaixo que lhe daremos todos os detalhes:
Passo a passo para consultar o resultado ENEM
Para consultar o resultado ENEM 2020, é preciso que você se atente para o horário. Apenas a partir das 18 horas, horário de Brasília, é que você poderá acessar as informações no site do participante. Para acompanhar a sua nota, siga o passo a passo detalhado:
- Primeiramente você deverá acessar o site do participante, clicando neste link.
- Feito isso, você deverá ter em mãos os seus dados de acesso que foram gerados no momento em que você fez a sua inscrição no ENEM. Aqui serão usados os dados de login feitos no site gov.br. Caso você não lembre do seu login, não se preocupe! É possível recuperar a senha facilmente.
- Depois que você fizer o seu login no site gov.br, você será redirecionado para a página do participante.
- Em seguida, deverá clicar na opção “Resultados”, no canto esquerdo da tela.
- Pronto! Você já poderá acessar todas as informações importantes sobre a sua prova.
Como funciona o cálculo da nota?
Muitos estudantes, depois de acessar os resultados do ENEM, ficam se questionando sobre a nota que recebem. Especialmente se compararem a quantidade de acertos com algum colega, por exemplo.
Acontece que a prova do ENEM não se baseia exclusivamente em uma quantidade de acertos ou erro. Mas sim, ela utiliza critérios mais sólidos para que todas as correções aconteçam da forma mais justa possível.
Ou seja, ao invés de simplesmente aderir uma mesma nota para cada questão acertada, é preciso considerar o peso que cada matéria e questão possuem.
Em outras palavras, podemos dizer que a prova possui pesos diferentes para cada questão, que considerará a sua dificuldade. Com isso, perguntas mais difíceis de serem respondidas tendem a promover uma nota mais alta, em caso de acerto, ou mais baixa, em caso de erro.
Além disso, é possível analisar quais questões foram alvo de “chute”, fazendo com que o estudante também seja, de certa forma, punido pelo chute. Assim, a nota também pode decair se o indivíduo chutar questões demais, por falta de conhecimento ou falta de desejo em resolver determinado enunciado.
Portanto, isso explica porque uma prova não pode ser comparada com a outra e porque o resultado ENEM não pode ser comparado entre número de acertos. O resultado se baseia em uma mensuração mais próxima da realidade do estudante, fugindo de uma prova superficial, como vemos em muitas situações.