O alistamento militar 2022 é obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2022. Ele deve ser feito até o dia 30 de junho, e pode ser executado pela internet, através do site oficial ou na Junta Militar da sua cidade.
Ao longo deste texto iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe e saiba mais!
Como fazer o Alistamento Militar 2022
Existem duas formas de fazer o Alistamento Militar 2022 pela internet. Você pode fazer isso baixando o aplicativo oficial para alistamento e, em seguida, preencher todas as informações necessárias, além de enviar a documentação que é solicitada.
Ou então, você pode fazer pelo site oficial, fazendo o seu login com a senha gov.br. Se você não tem esse cadastro, não se preocupe! Pois é possível se cadastrar facilmente.
No entanto, é necessário considerar que o alistamento adiantado deve ser a opção escolhida. Ou seja, ao invés de deixar para cima da hora, resolva o alistamento o quanto antes, para não correr o risco de ter que lidar com o sistema sobrecarregado e, por conta disso, ter que se locomover à Junta Militar da cidade.
O que acontece com quem não fizer o Alistamento Militar 2022?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação à ausência do Alistamento Militar. Afinal, o que acontece com quem abre mão de fazer esse cadastro obrigatório?
Basicamente, se o cidadão não se alista dentro do prazo, deve pagar uma multa para regularizar a situação. Além disso, se não houver regularização, ele estará impedido de ter acesso a serviços públicos, como por exemplo:
- Obtenção da Carteira Profissional;
- Obtenção ou renovação de passaporte;
- Impeditivo para matrícula em estabelecimento de ensino;
- Impeditivo para se inscrever em concurso público ou assumir cargo público.
Ou seja, uma série de impactos negativos serão as consequências da ausência do alistamento. Por isso, fique de olho na data limite e faça o seu alistamento o quanto antes.
A internet facilita o Alistamento
Com os avanços tecnológicos, tornou-se muito mais fácil fazer o Alistamento Militar 2022. Agora, apenas com alguns cliques, já é possível ficar em dia com a Junta Militar.
Porém, essa facilidade tem aberto porta para que milhares de jovens acabem procrastinando essa obrigação importante. Sendo assim, o ideal é que você procure fazer o seu alistamento o quanto antes. É algo super prático e rápido, que não exige muito do seu tempo.
Caso contrário, é possível ainda que você tenha que lidar com o site ou o app sobrecarregado, mais tarde, quando a data limite estiver se aproximando. E isso poderá atrapalhar a execução do seu alistamento, prejudicando a sua regularização militar e, consequentemente, ocasionando uma série de problemas relacionados à educação e emprego.
Portanto, dê esse passo importante em prol da sua cidadania, acesse o site oficial ou baixe o app de Alistamento Militar 2022. Se você tem um filho que completa 18 anos este ano, incentive-o a fazer esse alistamento e assim garantir-se sempre em dia com o seu país.