O Alistamento Militar 2025 é um processo obrigatório para todos os brasileiros com 18 anos completos ou que ainda irão completar. Por isso, não perca o prazo e veja como fazer o alistamento Militar no período correto.
As atividades desempenhadas pelos Serviços Militares contemplam as Forças Armadas da Marinha, Aeronáutica e Exército.
Todos os brasileiros devem começar a se alistar, caso contrário podem sofrer consequências como um débito em aberto com os serviços militares.
Certificado de Reservista – Como emitir
Diante disso, o jovem poderá ser impedido de fazer seu passaporte, ingressar em um cargo público ou político, se matricular em estabelecimento de ensino, ser empregado em uma empresa e receber um prêmio do Governo, por exemplo.
Portanto, é preciso saber como fazer o Alistamento Militar. Continue a leitura para conferir o passo a passo e suas etapas.
Alistamento Militar – Veja como se alistar
Para fazer o Alistamento Militar, será preciso atender alguns requisitos como ser do sexo masculino, naturalizado brasileiro ou escolher o Brasil como nação para servir.
O candidato também precisa completar 18 anos no ano de alistamento, ou 18 anos completos para quem não se alistou.
Entre os meses de janeiro a junho, o jovem precisa fazer seu Alistamento Militar presencialmente ou pela internet.
A seleção é para o quartel de marinha, exército e aeronáutica, podendo realizar o alistamento online por este link: alistamento.eb.mil.br/ ou encontre uma Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência.
Documentação necessária Alistamento
Mesmo com a disponibilidade de alistamento online, é preciso separar alguns documentos pessoais para o preenchimento do formulário. Confira a lista de documentos:
- Documento original com foto – exemplo: RG e carteira de trabalho
- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada;
- Certidão de Nascimento, Casamento ou Termo de Opção (estrangeiros).
Jovens que moram no exterior ou pessoas com deficiência, podem consultar documentação e regras para o Alistamento Militar através do link alistamento.eb.mil.br/alistamento.
Etapas do Alistamento Militar
Depois de aprender como fazer o Alistamento Militar, vamos às etapas do processo do jovem selecionado.
Inscrição obrigatória
Primeiro, é preciso realizar a inscrição obrigatória pelo site do Serviço Militar ou indo até o local de alistamento mais próximo de você.
É preciso que essa etapa seja no ano em que o jovem irá completar 18, durante os meses de janeiro a junho.
Documentação necessária
Esteja com todos os documentos necessários para o alistamento, mesmo que seja online, é preciso preencher o formulário de inscrição corretamente.
Seleção geral
Caso o candidato seja aprovado no alistamento, haverá uma seleção geral de todos os jovens selecionados.
Se o alistamento foi feito virtualmente, o jovem receberá um e-mail ou SMS com o dia, horário e endereço para comparecer ao processo de Seleção.
No caso de Alistamento Militar de forma presencial, o jovem é informado no local pelo servidor que prestou o atendimento.
Comparecer à seleção complementar
Ao ser declarado apto, o candidato deverá comparecer à seleção complementar na hora e data prevista.
Incorporação do selecionado
Após ser aprovado em todas as etapas, o jovem participa da incorporação do selecionado ou matrícula, como também é conhecida.
A incorporação do candidato é feita de forma obrigatória, caso se ausentar, será considerado insubmisso e terá que atentar às consequências.
Diante disso, não perca o prazo para o Alistamento Militar e cumpra seu dever como cidadão.