O Censo 2022 já começou e irá percorrer mais de 5 mil municípios espalhados em todos os Estados brasileiros. Para saber como funciona e ficar por dentro das informações, continue a leitura do artigo de hoje.
No Brasil temos cerca de 5570 municípios, territórios quilombos e aldeias indígenas, sendo esta a meta do IBGE para realização de mais um censo demográfico.
Em decorrência do coronavírus, essa pesquisa não foi possível em 2020, passando para dois anos depois.
Para isso, serão oferecidos dois tipos de questionários, um deles mais básico, levando 5 minutos para ser respondido e outro mais detalhado com duração aproximada de 6 minutos.
Além disso, também será possível responder às questões do Censo 2022 de forma remota via internet.
Censo 2022 – Entenda como funciona a pesquisa
No Censo 2022 serão aplicados dois tipos de questionários, um deles com 26 quesitos e outro mais amplo com 77 questões para responder.
O questionário básico da pesquisa possui perguntas referentes à identificação do morador e família, características do domicílio, educação, rendimento do responsável e mortalidade.
Já o formulário mais amplo abrange perguntas básicas como estas acima, mas também, relacionadas à religião, trabalho, pessoas com deficiência e núcleo familiar, etc.
Todos esses dados serão realizados pelo recenseador de forma presencial ou online, sendo a escolha dos dois modos de aplicação do questionário de forma aleatória na hora da pesquisa.
O objetivo da pesquisa do Censo 2022 é realizar uma contagem dos habitantes e coletar determinantes que caracterizam a forma que a população vive.
Com essa pesquisa é possível implantar políticas públicas e investimentos de acordo com as necessidades e dados gráficos reais da população brasileira.
Como identificar o recenseador?
Muitas pessoas têm dúvidas de como identificar o recenseador do Censo, mas não se preocupe, montamos uma lista com características do profissional qualificado e autorizado para este serviço.
- Colete do Censo/IBGE
- Boné do Censo
- Crachá de identificação com nome completo, QR code, logo do Censo 2022, número de identificação profissional e demais detalhes
- O crachá sempre estará localizado do lado direito do colete
- Dispositivo móvel exclusivo para coleta de dados para o Censo.
Para responder ao questionário, apenas uma pessoa da família com mais de 12 anos será capaz de fornecer todas as informações relevantes.
O recenseador irá solicitar a identificação da pessoa através do nome completo, CPF, e-mail e telefone. Não se preocupe, todas as informações são protegidas por Lei, serão arquivadas sigilosamente e usadas apenas para fins estatísticos.
Como fazer o Censo 2022 pela internet?
Além de responder aos questionários de forma presencial com ajuda do recenseador, veja aqui como fazer o Censo 2022 pela internet.
O autopreenchimento da pesquisa do Censo irá ocorrer mediante visita presencial obrigatória do recenseador.
Basta solicitar ao profissional o e-ticket e com um prazo de 7 (sete) dias, responder de forma remota o questionário do IBGE.
Para o morador não esquecer, serão disparados sms e e-mail para lembrar do preenchimento e até mesmo ligações para o contato disponibilizado na visita presencial.
A divulgação dos dados coletados e gráficos do Censo 2022 serão previamente divulgados no final deste ano de 2022, com os primeiros resultados das pesquisas.