Neste artigo, você vai aprender como regularizar CNH suspensa e o que você pode fazer para conseguir ter sua CNH de volta depois do tempo que ela ficar retida e impossibilitando seu direito de dirigir. Portanto, continue lendo e saiba mais sobre o assunto.
Como regularizar CNH suspensa
Aprender como regularizar CNH suspensa é fundamental para que você possa ter novamente o direito de dirigir. Afinal, uma CNH suspensa indica que houve alguma infração de trânsito que se configurou como critério para que a suspensão seja executada.
Existem muitas formas de ter a sua CNH suspensa e várias destas formas podem configurar, inclusive, crime de trânsito – fazendo com que você possa ter a sua carteira, até mesmo, cassada (entenderemos isso ainda neste artigo).
Alguns dos critérios mais comuns para que o condutor tenha sua CNH suspendida, são estes aqui:
- Praticar rachas (art. 173);
- Dirigir alcoolizado (art. 165);
- Recusar o teste do bafômetro em abordagem (art. 165-A);
- Empinar moto (art. 244);
- Omitir socorro a uma vítima (art. 176);
Além disso, outros tipos de ocorrências também podem trazer a suspensão da CNH. Por isso, nossa dica, é: conheça bem o CTB – Código de Trânsito Brasileiro. Assim você vai saber o que pode e o que não pode, agindo de maneira responsável no trânsito.
Caso você tenha cometido alguma infração gravíssima, o seu direito de dirigir pode sofrer ainda mais penalidades – com tempos maiores de suspensão. Mas, de maneira geral, este período pode chegar até a 2 anos.
Se este for o seu caso, você vai precisar fazer o seguindo para entender como regularizar CNH suspensa:
- Ir até o DETRAN da sua cidade (ou auto escola que preste serviço de despacho) e pedir para reaver seu direito de dirigir;
- Depois, você terá que cumprir uma reciclagem no trânsito de 45 horas/aula que são obrigatórias para reaver sua CNH;
- O último passo, é ser aprovado em uma avaliação teórica, de modo que você esteja devidamente habilitado para receber novamente seu direito de dirigir.
Este processo pode ser longo e cansativo. Por isso, não tente pular etapas. Faça tudo que você tem que fazer e sua CNH poderá voltar!
Caso você julgue que tenha perdido sua carteira de motorista de maneira indevida ou por algum erro no sistema, é possível recorrer. Porém, saiba que os critérios para suspensão de CNH são muito rígidos e dificilmente um condutor perderá seu direito de dirigir, caso não tenha infringido alguma regra normativa básica.
Diferença entre CNH suspensa e CNH cassada
A suspensão da CNH é diferente da cassação da CNH. Ambas as situações tiram o seu direito de dirigir. Porém, a suspensão é apenas temporária e pode ser revertida depois do tempo exigido para o seu caso (o tempo pode variar).
No caso de uma carteira de habilitação cassada, o condutor precisa ser flagrado dirigindo com a CNH suspensa ou ser flagrado em algum dos artigos de infrações do CTB, como: 163, 1164, 165, 173, 174 e 175, além do 163, inciso 3. Neste caso, a cassação terá um prazo obrigatório de até 2 anos.