Neste texto você aprenderá a como regularizar CPF para o auxílio emergencial diretamente pela internet. A partir de um passo a passo simples, e considerando os documentos necessários para a regularização, você já poderá dar início ao processo e, dessa forma, poderá fazer o seu cadastro no aplicativo do Coronavoucher, mais tarde, por exemplo. Para tanto, acompanhe o nosso texto.
Passo a passo de como regularizar CPF para o auxílio emergencial
A seguir vamos lhe ensinar a como regularizar CPF para o auxílio emergencial, entretanto, primeiramente você verificará o status do seu documento. A partir disso poderá seguir as instruções para regularizar a situação. Acompanhe:
- Como mencionamos, primeiramente acesse o site oficial da Receita Federal para que você possa avaliar a situação do seu CPF. Para isso, clique aqui.
- Ao constatar qual a situação do seu CPF, você poderá dar continuidade a este passo a passo.
- Para tanto, acesse este site aqui e preencha todas as informações que são solicitadas no formulário. Encaminhe o formulário e aguarde o retorno.
- Caso você não consiga finalizar e regularizar pela internet, pode ser que você precise ir até um dos postos de atendimento da Receita Federal. Para tanto, clique aqui e acesse todos os endereços das localidades de atendimento, escolhendo a que for mais viável para você.
- Você poderá levar os documentos necessários até uma agência do Banco do Brasil e também solicitar a regularização.
Documentos necessários
Quanto aos documentos necessários, você deverá providenciar a digitalização dos seguintes:
- Documento de identificação (neste tipo de documento precisa haver a comprovação de filiação, naturalidade e data de nascimento. Para isso, use a sua Carteira de Trabalho ou de Identidade, por exemplo).
- Número de Inscrição do CPF.
- Se você for brasileiro entre 18 e 69 anos, é necessário que seja apresentado o seu título de eleitor, protocolo de inscrição, ou em casos específicos, alguma certidão da Justiça Eleitoral que ateste a inexistência da sua obrigatoriedade de fazer o alistamento eleitoral.
Importante: Apesar de haver a possibilidade de regularizar indo até uma agência bancária, por exemplo, em meio ao isolamento social e a pandemia, é aconselhável que você procure solucionar a situação diretamente pela internet.
O que pode tornar um CPF irregular?
Agora que você já aprendeu a como regularizar CPF para o auxílio emergencial, é hora de entendermos quais podem ser os motivos que o tornam irregular. Afinal, cada situação pode estar atrelada a algum equívoco em específico. Sendo que as principais razões são:
- Inconsistências no nome do cidadão;
- Inconsistências na data de nascimento do cidadão;
- Irregularidades no nome da mãe;
- Inconsistência no título eleitoral.
São diversos os fatores que podem ocasionar a irregularidade de um CPF. Para tanto, a solução pode ser bem prática e rápida, diretamente pela internet. Utilize a mesma ao seu favor e tenha a chance de cadastrar-se no auxílio emergencial.