Como Regularizar Título de Eleitor?

Conteúdo Continua Após a Publicidade

Saiba como regularizar Título de Eleitor sem precisar sair de casa, e ainda, confira outros recursos disponíveis na internet.

Conteúdo Continua Após a Publicidade

Para você que não votou nas eleições anteriores de 2020, saiba que será preciso regularizar o seu título de eleitor.

E para os eleitores que não votaram na última eleição de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu as consequências para quem não justificou o voto dentro do prazo e também quem não pagou a multa eleitoral, por conta da pandemia pela Covid-19.

No entanto, se você tem pendências anteriores à 2020, saiba aqui como regularizar o título de eleitor pela internet.

Como Regularizar Título de Eleitor

Como Regularizar Título de Eleitor pela internet? 

Com o objetivo de modernizar o acesso à informação e documentação referentes aos exercícios de cidadania, a Justiça Eleitoral disponibilizou uma plataforma online de serviços para o eleitor, inclusive, para aprender como regularizar título de eleitor pela internet.

Entre os serviços listados, estão: alistamento eleitoral, consulta a certidões, regularização de débitos, revisão de dados e muito mais. Confira cada serviço abaixo.

Alistamento eleitoral na internet

Uma das implantações online do Portal do TSE, é a possibilidade de tirar título de eleitor pela internet. 

Você que tem 16 anos completos ou mais, poderá emitir seu título de eleitor sem sair de casa, basta separar um documento de residência atualizado (últimos 3 meses), RG e CPF. Será preciso tirar uma selfie segurando os documentos.

No Portal do TSE, serão três passos: 

  1. Clicar na aba “Eleitor e eleições”;
  2. ”Título eleitoral”;
  3. E depois em “Tire seu título”. 

Preencha seus dados e anote o protocolo enviado, para consultar a situação pelo serviço “Título Net”.

Como Regularizar Título de Eleitor

Fazer consultas e tirar certidões

Se você quer fazer consultas e emitir certidões de quitação eleitoral (inclusive de crimes), certidão de composição partidária, filiação partidária e de negativa de alistamento eleitoral, basta entrar no site TSE ou do TRE da sua região na aba “Eleitor e eleições” > Barra “certidões” e escolher a opção desejada.

Consultar débitos

Para conferir a situação eleitoral online é bem simples, entre no Portal do TSE, clique na opção “Eleitores e Eleições”, depois em “Quitação de multa”, veja se possui pendências e regularize o seu Título de Eleitor.

Essa opção é para quem deixou de votar ou não justificou a ausência nas urnas.

Mudança de nome social

Desde 2018 a Justiça Eleitoral permite usar o nome social no cadastro eleitoral, caso queira fazer isso pela internet, entre no Portal do TSE ou TRE da sua região e inicie o atendimento remoto da atualização.

Revisar e alterar dados do eleitor

Do mesmo modo, para revisar e alterar dados como sobrenome do cônjuge ou até mesmo alterar o local da votação online, faça pelo Portal do TSE seguindo os seguintes passos:

  1. Clique em Título Net;
  2. Depois em “Título Eleitoral”;
  3. Na opção “Tire seu título”;
  4. Inicie o atendimento remoto.

Feito isso, você receberá um protocolo de atendimento, que pode ser consultado até que sua solicitação seja atualizada.

Agora, se você vive fora do Brasil e tem dúvidas sobre como regularizar Título de Eleitor, a Justiça Eleitoral disponibilizou um telefone de WhatsApp (+55 61 9 9293-9773) para atendimento, ou se preferir solicite através do e-mail: eleitor.exterior@tre-df.jus.br.

Essas são as formas de como regularizar Título de Eleitor pela internet, facilitando na conferência da sua situação eleitoral, sem precisar sair de casa.