Em tempos de pandemia, entender como serão as Eleições 2020 é de extrema importância para garantir a saúde e a segurança de todos. Afinal, sabemos que estamos vivendo um momento completamente atípico e, como tal, exige medidas específicas para que todos os eleitores possam votar e garantir o seu direito à cidadania. Tudo isso, é claro, sem ocasionar uma maior propagação do novo Coronavírus.
Entretanto, muita gente ainda têm dúvidas sobre o funcionamento das eleições, temendo os rumos que isso poderá levar. E para lhe deixar mais tranquilo com relação a isso, fizemos este artigo com diversas informações para você. Acompanhe a seguir.
Como serão as Eleições 2020?
Entender como serão as Eleições 2020 se envolve em praticamente um único ponto: higiene. Estamos passando por uma situação atípica que irá requerer cuidados e atenção redobrada de todos os envolvidos. Sendo assim, funcionará da seguinte maneira:
- Mesários: Os mesários estarão utilizando máscara de proteção, mais o protetor facial de acrílico, que tem por objetivo manter a proteção não somente das vias aéreas, como também da região dos olhos. Além disso, casa mesário terá o seu próprio frasco de álcool em gel para fazer a higienização das mãos de uma maneira recorrente e mais segura.
- Eleitores: Os eleitores deverão estarem utilizando máscaras faciais para inibir a propagação do vírus causador da Covid 19. Além disso, ao entrar na sala de votação, deverão, antes de qualquer coisa, higienizar as mãos com álcool em gel em abundância. Mas os cuidados não param por aí: na saída a mesma higienização das mãos deverá ser feita.
Outros cuidados importantes se relacionam com cartazes que estarão espalhados no decorrer das seções, com o intuito de conscientizar as pessoas. O TSE destaca que é necessário já sair de casa de máscara e, no decorrer do caminho, evitar contato com outras pessoas, de modo desnecessário. Vale ressaltarmos ainda que a permanência na zona eleitoral deve ser a mais rápida possível, evitando aglomeração por tempo exacerbado.
Lembre-se que a ida é apenas para votar e garantir o seu direito, sem haver a necessidade de permanecer no local. Quanto às filas, as mesmas deverão ser ordenadas respeitando o distanciamento social, para que assim diminua-se as chances de contaminação.
Outras dicas importantes
- Evite levar acompanhantes na hora de votar;
- Não deixe para votar na última hora;
- Respeite o horário preferencial para pessoas idosas, que será das 7h até às 10h;
- Não beba ou consuma alimentos nos locais da votação;
- Leve a sua própria caneta para assinar;
- Se tiver febre no dia da eleição, ou foi diagnosticado com Covid 19 nos últimos 14 dias antes das Eleições, fique em casa.
Caso queira imprimir o encarte com todas estas informações, clique aqui e acesse o PDF.
Datas das Eleições
A data das Eleições 2020 também sofreram alterações. Com isso, você deverá se atentar ao cronograma abaixo:
- As eleições municipais acontecerão no dia 15 de novembro, sendo assim o primeiro turno;
- Em contrapartida, o segundo turno acontecerá no dia 29 de novembro.
Atente-se para a data e organize-se para garantir o seu direito, mantendo sempre a sua segurança e bem estar.
Eleições 2020 – Como consultar o local de votação
Para fazer a consulta do local de votação das Eleições 2020 é muito simples. Abaixo lhe ensinamos o passo a passo:
- Você deverá acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral, clicando aqui.
- A consulta é feita por nome e, dessa forma, preencha todos os dados que são solicitados (nome completo, nome da mãe e data de nascimento.
- Na página seguinte você já receberá informações de endereço, local e zoa de votação.
Além da consulta diretamente no site, você poderá baixar o aplicativo do e-Título, onde você também poderá utilizar o seu CPF para fazer a consulta. Lembre-se de anotar o local da votação e seguir todas as recomendações que mencionamos no decorrer deste artigo. Assim você terá mais segurança na hora de votar.