Precisando fazer a consulta 3 lote restituição do Imposto de Renda? Então não deixe de acompanhar o nosso guia de hoje. Afinal, sabemos que muitas pessoas aguardam pelo recebimento da Restituição, para assim, ter mais uma possibilidade de subsídio financeiro, especialmente em um ano de crise como este em que estamos vivendo.
Desse modo, trouxemos este guia com tudo que você precisa saber. Nele lhe daremos todas as informações e o passo a passo do que você precisa fazer para efetivar a sua consulta. Acompanhe a seguir e saiba mais sobre o assunto.
Como fazer consulta 3 lote restituição do Imposto de Renda
Existem duas formas de como fazer a consulta 3 lote restituição do Imposto de Renda. A partir disso o contribuinte poderá consultar se a sua declaração já foi processada. Para isso, você poderá acessar o site da Receita Federal a fim de fazer a sua consulta. Lá você poderá, inclusive, saber antecipadamente em qual dos lotes a sua restituição será paga de fato. Para isso, você deverá:
- Primeira, acessar o site da Receita Federal pesquisando no “Consulta à Restituição“;
- Informe o seu CPF;
- É preciso informar o exercício da declaração, além de outras informações que forem solicitadas;
- Lembre-se também do código verificador;
- Pronto! Você já poderá fazer a sua consulta e ficar por dentro das informações sobre a sua restituição.
Além de poder fazer a sua consulta dessa maneira, é possível ainda obter informações a partir do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC, sendo este um serviço de Restituição e Compensação, onde você deverá se dirigir ao item Restituição do IRPF, seguindo na opção de Extrato de Processamento da DIRPF.
Calendário restituição do Imposto de Renda
O resgate da restituição do Imposto de Renda conta com algumas regras que o organizam sequencialmente. Para que você compreenda, atente-se para os critérios abaixo, em ordem sequencial:
- Primeiramente, quem receberá são idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério. Estes terão a prioridade de receber antes a restituição do Imposto de Renda retido na fonte.
- Pessoas que entregaram a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) com antecedência também poderão receber o dinheiro mais cedo que os demais.
Por questões excepcionais, este ano a receita prorrogou para 30 de junho o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda. Mas, da mesma maneira o calendário de liberação dos lotes de restituições não sofreram alterações, e o primeiro lote foi liberado para depósito dia 29 de maio. Desse modo, o calendário dos cinco lotes foram mantidos e seguem as datas abaixo:
- 1º lote: 29 de maio de 2020
- 2º lote: 30 de junho de 2020
- 3º lote: 31 de julho de 2020
- 4º lote: 31 de agosto de 2020
- 5º lote: 30 de setembro de 2020
Desse modo, ao fazer a consulta 3 lote restituição do Imposto de Renda, você já saberá em que data receberá, caso esteja dentro dos critérios para recebimento da mesma, é claro. Qualquer dúvida, não deixe de comentar aqui abaixo para que possamos lhe auxiliar neste importante processo.