A consulta Lote Residual do Imposto de Renda abriu nesta segunda-feira 24 de janeiro de 2022 e você já pode consultar a restituição que será paga a partir do dia 31 de janeiro deste ano.
Essa restituição será paga para o contribuinte que caiu na malha fina na declaração do imposto de renda, porém, regularizou a sua situação.
Saiba que mais de 240 mil contribuintes receberão os valores. Será que você é um deles? Continue a leitura para saber mais como consultar o Lote Residual do Imposto de Renda.
Consulta Lote Residual do Imposto de Renda – Veja como fazer
Para quem não sabe o que são os lotes residuais, eles são valores pagos aos contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda, mas que depois conseguiram regularizar suas pendências com o imposto.
A consulta Lote Residual do Imposto de Renda é referente ao ano-base de 2020 e seus relativos anos anteriores, por isso, muita gente tem dúvida se possui direito a receber os valores.
Saiba que as consultas ao lote residual do IR podem ser feitas de duas formas: pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo de celular.
Para consultar a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), clique aqui para entrar direto no site da Receita Federal.
O acesso irá solicitar o número de CPF, data de nascimento e exercício referente ao ano para restituição. Depois clique em “avançar” para prosseguir com a consulta lote residual do Imposto de Renda.
No aplicativo da Receita Federal você vai precisar baixar o App indicado para o tipo de sistema do seu aparelho (Android ou IOS). Depois é só fazer o login e procurar a opção para consultar a restituição do IR.
De acordo com a Receita, serão pagos R$ 281 milhões a 240.744 contribuintes que regularizaram suas pendências com IR.
As pessoas idosas, com deficiência (mental ou física), moléstia grave ou pessoas com maior fonte de renda é o magistério, receberão o valor da restituição com prioridade.
Motivos da retenção na malha fina do IR
A Receita Federal informou em setembro de 2021 que aproximadamente 870 mil contribuintes caíram na malha fina. Confira quais foram os motivos da retenção na malha fina do IR.
- Omissão de rendimentos atualizados com ajuste anual de titulares e dependentes declarados (41,4%);
- Dedução da base de cálculo acerca de despesas médicas (30,9%);
- Divergências no valor declarado na Dirf e valor de IRRF declarado pela pessoa física (20%);
- Deduções de imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, divergências de informações no carnê-leão de pagamento e imposto complementar (7,7%).
Como sair da malha fina do Imposto de Renda?
O primeiro passo de como sair da malha fina do Imposto de Renda é acessando o extrato no site da Receita Federal (E-CAC). Após a consulta das inconsistências na declaração do imposto de renda, você precisa enviar uma declaração retificadora.
Com a declaração retificadora enviada à Receita Federal é só aguardar a situação ser resolvida para sair da malha fina do IR. Se o contribuinte tiver direito, depois é só fazer a consulta Lote Residual do Imposto de Renda.