No artigo de hoje vamos lhe ensinar o passo a passo de como fazer a consulta do lote residual do Imposto de Renda 2020. Assim você poderá analisar se há inconsistências na sua declaração do Imposto de Renda e quais são as medidas para a autorregularização. Além disso, vale ressaltarmos quais são as consequências caso os erros não sejam corrigidos. Acompanhe, no entanto, o artigo abaixo e entenda tudo sobre o assunto.
O que é o Lote Residual do Imposto de Renda?
Podemos dizer, em linhas gerais, que o lote residual nada mais é do que a restituição do Imposto de Renda dos cidadãos que caíram na chamada “malha fina” nos anos anteriores. Assim, a distribuição destes recursos ocorre entre janeiro e maio do ano, enquanto que, nos meses posteriores, será feita a restituição da declaração daquele ano.
O que é cair na malha fina?
Quando alguém cai na “malha fina”, significa que foi identificado inconsistências na declaração do Imposto de Renda. Assim, de forma precisa, o sistema da Receita Federal irá verificar todos os dados que o contribuinte apresentou, a fim de passar um “pente fino” nas informações.
Em suma, trata-se de um erro na declaração, que foi identificada pela Receita Federal. O contribuinte poderá corrigir o que foi questionado, uma vez que será informado da inconsistência. Caso a correção ocorra da melhor maneira e haja a validação da declaração, tudo prosseguirá normalmente. Em contrapartida, se a correção não ser feita, poderá acontecer dois episódios:
- O contribuinte poderá não receber mais a restituição do IR;
- Ele será investigado pela Receita Federal.
Como fazer a consulta do lote residual do Imposto de Renda 2020?
Para que você faça a sua consulta do lote residual do Imposto de Renda é preciso que você acesse a página da Receita na internet, ou então, ligue para o Receitafone, no número 146.
Na página de consulta, você deverá:
- Usar o servido e-CAC, sendo possível acessar o extrato da declaração para ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
- Aqui, o contribuinte poderá analisar e fazer a autorregularização, desde que entregue a declaração retificadora.
Regularize sua situação
Como mencionamos no decorrer do artigo, é muito importante que você regularize a sua situação diante da Receita Federal, para evitar desconfortos mais tarde. Afinal, caso a situação não seja regularizada, você poderá fazer parte dos milhares de brasileiros investigados pelo órgão. E assim, deverá arcar com as inconsistências apresentadas.
Lembre-se que a melhor forma de fazer a sua declaração é com o auxílio de um profissional. Pois ele poderá evitar que ocorra algum impasse no seu documento. Assim, você ficará mais tranquilo e terá tudo mais organizado.