O lucro do FGTS é pago anualmente para todos aqueles que têm uma conta no FGTS com algum valor. Porém, para que haja a transferência, leva-se em conta o ano-base. No caso, o pagamento do lucro do FGTS deste ano será destinado àqueles que tinham conta com dinheiro até dia 31 de dezembro de 2022. E assim ocorre todos os anos.
Para saber mais sobre quem tem direito e como funciona, na prática, esse lucro, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas.
Quem tem direito ao Lucro do FGTS?
Todos os trabalhadores que tinham saldo na conta do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2022 têm direito de receber uma parte do lucro.
Entretanto, é importante ter em mente que o valor que é pago para cada trabalhador é proporcional ao dinheiro que ele tem no fundo. Isto é, quanto maior o saldo, maior será o depósito do lucro.
Isso porque esse dinheiro, na prática, é o rendimento do FGTS e, por isso, é pago proporcionalmente para todas as pessoas que se encaixam nos requisitos.
Lembrando, ainda, que se leva em consideração quem tinha dinheiro em conta até o fim do ano passado, seja esse valor de uma conta ativa ou não. Isso significa que mesmo que não esteja acontecendo depósitos na sua conta, caso você tinha algum valor naquele período, receberá o lucro da mesma forma.
Novamente, reiterando, você receberá de maneira proporcional ao que você tinha em conta.
É possível sacar o lucro do FGTS?
Não, pois o dinheiro fica retido igual o FGTS por si só. Esse lucro só poderá ser sacado caso você se encaixe em uma das situações nas quais o Fundo de Garantia é pego naturalmente, como no caso de uma demissão sem justa causa, por exemplo.
Entretanto, não é possível sacar o lucro apenas “por sacar”. É necessário usufruir de algumas das modalidades de saque comuns do Fundo de Garantia.
Ainda assim, como o dinheiro permanece na sua conta, a falta de saque pode não ser tão ruim, concorda?
Qual o valor do lucro do FGTS?
Neste ano, o FGTS contabilizou um lucro de R$ 12,8 bilhões. Apesar de ser um montante bastante atraente, devemos ter em mente que esse valor é sempre repassado de acordo com o dinheiro que o trabalhador já tem em conta.
Ou seja, o cálculo é feito com base no valor da sua conta do FGTS. Isso também quer dizer que quanto mais dinheiro tiver no seu FGTS, maior será o seu lucro com o rendimento anual.
Lembrando, ainda, que o rendimento atual gira em torno de 3% ao ano. Portanto, você pode fazer as contas de quanto irá receber, até 31 de agosto, com relação à essa rentabilidade e o valor que você tem em conta hoje.
Como saber se eu realmente recebi?
Para verificar o recebimento, entre no app do FGTS e veja o extrato da sua conta. Para isso, será necessário instalar o aplicativo e fazer o seu login, respondendo a algumas perguntas sobre os seus empregos anteriores.
A partir disso, é possível controlar não apenas o pagamento do lucro, como também de todo o valor pago pelo seu empregador.