A partir do dia primeiro de junho, aposentados e pensionistas do INSS voltam a ser obrigados a fazer a prova de vida. Esta prova tem por objetivo diminuir as chances de fraudes no INSS, onde pessoas mal intencionadas podem se apossar da aposentadoria ou pensão de algum falecido.
Porém, como estamos vivendo a pandemia do novo coronavírus, a prova de vida havia deixado de ser obrigatória, durante um período, para que os idosos e pessoas vulneráveis não fossem expostas às chances de contrair o novo vírus.
Entretanto, ainda estamos vivendo uma pandemia e, por isso, os cuidados devem ser elevados. Segundo o Governo Federal, a prova de vida acontecerá de maneira gradativa, e não “tudo ao mesmo tempo”. Dessa maneira, é preciso ficar atento ao calendário oferecido pelo governo, a fim de fazer a sua prova no momento ideal.
Dessa forma poderemos evitar a aglomeração de pessoas nas agências, diminuindo as chances de proliferação do vírus. Para que você possa saber todos os detalhes desse importante processo, veja o passo a passo a seguir.
Como fazer a prova de vida 2021?
Para fazer a prova de vida é preciso se dirigir até à agência na qual você recebe, atualmente, o seu benefício. Lembre-se de levar com você um documento oficial com foto, pois ele também é importante para os fins comprobatórios.
Como fazer a prova de vida pelo celular?
Algumas instituições podem oferecer a prova de vida online, diretamente pelo celular, no aplicativo do banco na qual a pessoa está recebendo o benefício. Para isso, consulte mais informações sobre o seu banco, entrando em contato por telefone ou baixando o aplicativo para saber mais. Abaixo daremos detalhes para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, veja:
Pelo aplicativo Meu INSS
Se você recebe o benefício pela Caixa Econômica Federal, siga o passo a passo:
- Baixe o aplicativo “Meu INSS”.
- Ao abrir o app, você receberá a seguinte mensage: “chegou a hora de fazer sua prova de vida” e um botão “Instale o Meu gov.br” (Android e iOS).
- Após instalar o Meu gov.br, clique em “Autorizações”, selecione a pendência e toque em “Autorizar”.
- Clique em “Realizar Validação”.
- Permita o acesso do app à câmera do seu celular.
- Responda ao questionamento que virá a seguir. Este é importante para comprovar que você é realmente você.
- Posicione o seu rosto no círculo, para a foto, e siga todas as recomendações do aplicativo.
- Ao concluir o processo, você terá feito a sua prova de vida. A mensagem “Validação Facial realizada com sucesso!” deverá aparecer.
Pelo aplicativo do Banco do Brasil
Se o seu benefício é no Banco do Brasil, siga as instruções abaixo:
- Depois de baixar o app, clique em “Serviços”.
- Clique em “Prova de Vida INSS”.
- Tire a foto do seu documento e uma selfie sua.
- Verifique se foi validada a sua foto.
Cidadãos que não possam comparecer à agência podem solicitar a prova à domicílio
Idosos acima de 80 anos, ou idosos acima de 60 anos que possuam alguma dificuldade de locomoção devem solicitar a prova à domicílio. Nesse caso, não é necessário ir até uma agência bancária para garantir que o pagamento do benefício se mantenha no próximo ano.
Vale ressaltar que a dificuldade de locomoção precisará ser apresentada a partir de um atestado médico válido. Com ele em mãos, você deverá ligar para o INSS no número 135 e solicitar a visita em casa. Assim, a prova poderá ser feita sem que você tenha que sair, enfrentar filas ou dificuldades no trânsito público.