O SISU ead é uma novidade que veio para surpreender milhares de brasileiros que sonham em ingressar em um curso superior para assim iniciar a vida acadêmica com tudo que se tem direito. Afinal, antes este tipo de modalidade não era aceita no SISU, mas, em contraste com a situação atual, esta se tornou uma alternativa efetiva de não atrapalhar os estudantes de iniciarem o seu processo de formação. Para entender mais sobre esse assunto, acompanhe este texto.
Decisão inédita do MEC – SISU EAD
Pela primeira vez na história, o Ministério da Educação (MEC) alterou as regras responsáveis pela regulamentação do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Nessa alteração houve a inserção de vagas para cursos à distância. O documento foi publicado na segunda-feira, 25 de maio, no Diário Oficial da União. Essa portaria também é responsável por determinar que todas as instituições ofereçam os meios digitais para que o candidato encaminhe os documentos para a matrícula. Entretanto, essas alterações somente passarão a valer no segundo semestre de 2020.
Vale ressaltarmos que o SISU nada mais é do que um programa do governo, que fora criado no ano de 2012, possibilitando assim que diversos estudantes concorram a vagas em universidades federais por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sendo assim, quanto maior a nota média do candidato, maiores serão as chances de o mesmo ser classificado.
Entretanto, dia 25 de maio se iniciou o prazo para instituições de ensino interessadas em ofertar vagas para o SISU se candidatarem no programa. Mas, os candidatos só poderão fazer as inscrições para o SISU 2020/2 entre os dias 16 e 19 de junho desse ano. É preciso que os estudantes confiram o número de vagas para cada curso que será ofertado.
Quem poderá participar?
Poderão participar do SISU no segundo semestre de 2020 apenas os candidatos que fizeram a última edição do ENEM. Vale lembrarmos que algumas instituições apresentam nota mínima para inscrições em determinados cursos, e por conta disso nem sempre a nota do ENEM será a requerida para o candidato preencher a inscrição. Nesse tipo de situação, existem duas medidas que podem ser tomadas:
- Tentar a inscrição em outro curso da instituição onde a nota requerida não seja acima da que o estudante possui; ou
- Buscar se inscrever em outra instituição de ensino que contemple a possibilidade daquele candidato estudar o que deseja.
Essa modalidade de SISU EAD é uma novidade e tanto. Porém, ela se faz necessária tendo em vista que o ensino à distância tem ganhado cada vez mais forma em nosso país e em todo o mundo. Isso acontece depois de termos nos deparado com a importância dessa modalidade, considerando a situação atual diante da pandemia.
Dessa maneira, essa foi uma das medidas do governo e do MEC para, assim sendo, gerar mais possibilidades para estudantes em todo o país. Trata-se de uma alternativa interessante que garante o acesso ao estudo. Portanto, fique atento ao prazo de inscrição e aposte nessa possibilidade!